Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma videoaula de Computação Gráfica 3D aqui no site Gfx Total.

Neste estudo faremos um rigging mecânico com sistema de tesoura para animar a elevação de uma plataforma hidráulica.

Para chegarmos a um bom resultado de rigging precisamos executar algumas etapas importantes. Confira abaixo:

Análise de referências

Este tipo de animação mecânica é relativamente simples pois envolve a abertura e fechamento de uma articulação em forma de tesoura.

Porém devemos prestar bastante atenção nos eixos de rotação e na movimentação secundária que acontece em uma das bases que, além de rotacionar, se movimenta na horizontal. Veja um exemplo abaixo:

Esquema de movimentação dos eixos de uma mesa hidráulica (referência)
Esquema de movimentação dos eixos de uma mesa hidráulica (referência)

Por este motivo devemos sempre realizar um breve estudo das referências disponíveis reduzindo assim as chances de erro na interpretação dos movimentos.

Modelagem

Podíamos começar os estudos com um modelo previamente criado mas devido ao ajuste da direção (Gizmos) faremos a modelagem 3D das peças iniciando do zero. Isso facilitará na compreensão pois vamos mostrar como ajustar os eixos de rotação que é um dos principais erros neste tipo de animação.

Uma pequena confusão na hora de identificar a direção dos gizmos pode comprometer todo o projeto.

Base 3D para movimentação mecânica com efeito de tesoura
Base 3D para movimentação mecânica com efeito de tesoura

Rigging Automático

Para que a animação fique dinâmica faremos uso de um animador chamado Wire Parameters. A partir dele controlaremos as primeiras movimentações a partir de uma única peça.

Para as demais partes do sistema de tesoura usaremos um outro controlador de animação chamado Orientation Constraint que fará com que as demais peças rotacionem na mesma velocidade e direção que as peças anteriores.

Aplicação de animação automatizada com Wire Parameters
Aplicação de animação automatizada com Wire Parameters

Hierarquia (Select And Link)

Por fim aplicaremos um Select And Link para que as tesouras executem o movimento de abertura e recolhimento semelhante ao movimento do modelo real (mesa de elevação).

Animação com keyframes de rotação da base que controla toda a estrutura.
Animação com keyframes de rotação da base que controla toda a estrutura.

Com isso finalizaremos mais um estudo completo de rigging e animação.

Faça o DOWNLOAD do arquivos usados neste estudo no final da página. Aproveite para deixar seu comentário dizendo o que achou desta aula e quais assuntos gostaria de ver nos próximos tutoriais. Um forte abraço e bons estudos…