Tutorial Personagem 3D Gorpo He-Man 3ds Max
Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma videoaula de computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total.
Neste artigo vamos aprender a criar o personagem Gorpo usando o software de modelagem 3D Autodesk 3ds Max. Este personagem faz parte do elenco de He-Man que é um dos desenhos animados mais famosos dos anos 90.
1ª ETAPA – CONFIGURAÇÃO DE REFERÊNCIAS E MODELAGEM 3D
A modelagem do personagem Gorpo (Orko na versão americana) é relativamente fácil. O maior desafio será compreender as formas primitivas básicas para em seguida, adicionar os detalhes subdividindo e transformando em formas mais orgânicas.
Para a transformação das formas primitivas em formas orgânicas, faremos uso de vários modificadores como Edit Poly, FFD, Symmetry, Bend, Uwnwarp UVW entre outros.
Após esta primeira etapa, temos o chamado “Base Mesh” que a base do modelo 3D. A partir do Base Mesh faremos o detalhamento para que o modelo tenha a proporção semelhante à da imagem de referência.
2ª ETAPA – AJUSTES DE BASE MESH, APLICAÇÃO DE MATERIAIS, TEXTURAS E RENDER
Nesta etapa que temos o base mesh pronto, começamos a ajustar os detalhes como a proporção comparando com a referência e aplicando refinamentos como ajustes de bordas, dobras no tecido, pose, etc.
Agora chegou a vez dos materiais.
Os materiais são limpos, ou seja, feitos com cores sólidas e sem efeitos como por exemplo: Reflexo, glossiness e rugosidade.
O único material que necessitará de composição é o material da roupa pois existe um símbolo (O) que aplicaremos com ajuda de uma máscara.
Para que este símbolo se ajuste perfeitamente ao centro da roupa do personagem, precisaremos executar um mapeamento com ajuda do modificador Uwnwarp UVW.
E para finalizar, ajustamos a pose do personagem 3D para que fique mais natural. Decidimos criar o personagem segurando uma bola de cristal pois no desenho He-Man o Gorpo é um tipo de mágico/mago.
Para a renderização, utilizamos uma única luz em cima para tornar o efeito da cena mais contrastado (dramático).
Acionamos o Self Ilumination no material de vidro da bola de cristal e incluímos uma luz esférica dentro da bola de cristal. Isso fará que o efeito de iluminação fique mais evidente. Veja abaixo o resultado final com o material emitindo luz (Self Ilumination).
Temos muitos outros artigos especiais sobre modelagem de personagens 3D. O mais recente foi este artigo onde ensinamos a criar o personagem Finn do desenho animado Hora de Aventura (Tutorial Personagem Finn 3D Hora de Aventura 3ds Max) e o Bender da séria animada Futurama (Modelar Personagem Bender da Série Futurama 3ds Max)
Ah! Saiba disso também…
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Assista agora a videoaula para aperfeiçoar e aproveita pra dizer pra gente quais assuntos você gostaria de ver por aqui no Gfx Total?! Um forte abraço e bons estudos =D