Tutorial Modelagem e Renderização de Limões fatiados 3D com 3ds Max e V-Ray
Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma videoaula de Computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total. Neste artigo vamos aprender a criar limões fatiados muito realistas usando o software Autodesk 3ds Max e o Renderizador V-Ray. Confira o resultado final da modelagem 3D e Render sem pós na imagem abaixo:
Para este estudo vamos enfatizar o uso de materiais em conjunto com mapas nativos do 3ds Max. Dentre os principais mapas podemos destacar o Noise e o Cellular que são muito eficientes na hora de gerar efeitos de superfície.
Estes mapas irão nos auxiliar na criação das elevações e rugosidade de superfície. Além dos efeitos de superfície, faremos uso destes mapas para criar efeitos de coloração e pigmentação deixando o modelo muito mais realista.
Também contaremos com a ajuda de algumas texturas simples para melhorar o efeito final do modelo 3D.Faça o download dos arquivos que usaremos durante a videoaula clicando no botão download no final desta página.
Um assunto que não podemos deixar de abordar é a modelagem 3D. Embora a modelagem deste objeto seja mais simplificada, vamos incluir algumas dicas para realizar o recorte/fatiamento do fruto e assim criar uma composição mais interessante.
Para renderizar este cenário, vamos criar uma base a partir de um simples plane e adicionar um mapa Checker com cores mais neutras e além de algumas repetições.
Quer saber mais sobre como modelar frutos em 3D. Confira nosso artigo ensinando a Modelar e Texturizar maçãs no 3ds Max
Por fim, faremos a configuração das luzes e render para extrair uma imagem final de qualidade. Tudo isso e mais um pouco você aprenderá neste único, porém completo estudo. Aproveitem o artigo e adquira novos conhecimentos. Um forte abraço e bons estudos.
3 Comentários
bom dia Daniel,
meu nome é Paulo Ricardo
eu estou seguindo o seu tutorial e estou gostando muito!
parabéns pelo seu trabalho!
neste momento, eu estou tendo uma grande dificuldade na hora de renderizar a cena…
– quando eu escolho o renderizador V-Ray Next 1.1 (pois pra mim aparece V-Ray Next 1.1 e V-Ray GPU Next 1,1), os dois limões ficam sobrepostos no centro da cena (como se estivessem fixos ali), por mais que eu afaste um do outro
– quando eu escolher o V-Ray GPU Next 1.1, os dois limões ficam na posição correta
– tem vezes que, quando escolho qualquer renderizador, só o segundo limão “desaparece” da cena, mesmo ele estando visível no painel de objetos e na própria cena
eu estou usando um notebook da Acer que não tem placa de vídeo separada, será que é por isso que o V-Ray me oferece dois renderizadores?
se você tiver algum preset de renderização que possa me ajudar, eu agradeço
Olá prhdecoster. Obrigado pelo apoio. Tamos junto!
Olha, o que acontece na sua renderização pode ocorrer por algum bloqueio de cache de render. Existem opções que podemos marcar para “salvar” informações da renderização e usar na próxima para torna-la mais rápida.
Eu poderia analisar o seu arquivo mas existe uma forma mais rápida de testar isso.
Tente desta forma:
Selecione seus modelos e exporte apenas os selecionados usando “export selected” no formato FBX.
Abra o Max em um novo arquivo e “import” o FBX. Ative o Vray e teste a renderização.
Desta forma deve funcionar. Caso não funcione, retorne para tentarmos outra forma.
Espero que funcione. Um forte abraço e bons estudos.
bom dia Daniel,
obrigado pela resposta, mas a transformação para um arquivo FBX não funcionou… 🙁
por incrível que pareça, o que está resolvendo pra mim, por enquanto, foi dar um Attach do primeiro limão no segundo…
aí, como os dois objetos se tornaram um só, não tive problemas na hora do reposicionamento deles…
vou manter assim o quando der e qualquer coisa é só fazer uma cópia e dar Deattach… 🤷♂️