Tutorial Criar Roda de Liga Leve em 3D no Autodesk 3ds Max
Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma aula de Computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total.
Nesta aula vamos te ensinar o passo a passo para se criar um modelo 3D de roda automotiva. Selecionamos um modelo de roda liga leve porém todas as dicas que vamos passar durante o estudo servirão para outros modelos e variações.
Para modelarmos este objeto precisamos realizar um estudo para compreender e planejar a topologia que iremos adotar. O primeiro ponto que percebemos é a forma primitiva deste modelo. Claramente temos um cilindro como forma básica.
Porém não basta apenas criar um cilindro. Estrategicamente falando, podemos criar apenas uma pequena parte do modelo e depois multiplicá-la (propagar cópias em 360º graus) facilitando assim o nosso trabalho.
O 3ds Max possui uma ferramenta muito dinâmica chamada de Array que possui funções especiais para cópia e propagação de clones com base no eixo pivot (centro) dos modelos.
Além de criar as cópias, precisamos juntar todas a partes formando um único modelo.
Para que isso ocorra, temos que criar uma topologia favorável que possibilite a junção dos vértices através da solda (Weld). Assim será possível ligar as partes mantendo uma topologia (malha) em loop.
Para finalizar devemos criar os furos de encaixe dos parafusos. Como não é possível cria-los mantendo a topologia. Vamos usar um recursos chamado “Operações Booleanas”. Através destas operações, podemos criar furos e cavidades com muita facilidade.
Em texto parece ser difícil mas após ver o vídeo perceberá o quanto é simples.
Tutorial Criar um Roda de Liga Leve em 3D no Autodesk 3ds Max
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