Tutorial Chinelo de Dedo 3D 3ds Max e Vray
Olá a todos. Sejam muito bem-vindos a mais um tutorial de Computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total. Neste estudo faremos a modelagem 3D de um chinelo de dedo utilizando o programa Autodesk 3ds Max e o plugin de renderização Vray.
Esta aula foi criada a partir de um pedido realizado por um de nossos inscritos chamado Júlio Cesar. Nosso amigo que é iniciante em Design 3D sugeriu uma aula sobre modelagem de um chinelo de dedo estilo havaianas.
Modelagem de Calçado – Chinelo de Dedo
Criar este tipo de produto do zero não é uma tarefa fácil para iniciantes mas com um pouco de dedicação e disciplina é possível fazer grandes projetos 3D.
Modelar um objeto com detalhes não é uma tarefa simples. Por este motivo criamos um tutorial mostrando como desenvolver imagens de referência e padrões (Patterns) que poderão ser utilizados durante a modelagem 3D e também na configuração dos Materiais através dos mapas como Bump e Displacement.
Caso ainda não tenha visto, recomendamos que assista este tutorial mostrando como criar os padrões pois estes padrões serão essenciais para que o modelo do chinelo fique mais realista. Para assistir clique no link a seguir: Tutorial Photoshop – Como Criar Padrões (Patterns) para usar como TEXTURAS em MODELOS 3D
Agora que você já sabe como criar os padrões que encontramos no chinelo de dedo, podemos modelar o chinelo e aplicar os padrões para simular os relevos encontrados na correia, solado e base.
Para aplicar estes padrões de forma eficiente, faremos uso do mapeamento e separação dos materiais por ID. Desta forma, separemos cada material por tipo, seja borracha, plástico, espuma, ou qualquer outro material.
Para finalizar o projeto 3D, veremos algumas dicas sobre, composição de materiais, iluminação e render utilizando o plugin Vray.
Faça download do conteúdo usado neste estudo clicando no botão abaixo:
As videoaulas sobre a criação do Chinelo de Dedo 3D 3ds Max e Vray estão listadas abaixo:
Deixe seu apoio e gratidão curtindo, comentando e compartilhando este artigo nas redes sociais.