Tutorial Almofada Estampada 3D Garment Maker e Cloth 3ds Max
Olá a todos. Sejam bem vindos a mais uma aula de Computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total.
Nesta aula vamos falar sobre assuntos mistos envolvendo modelagem, simulação física de tecidos, mapeamento e vários outros pontos importantes na hora de se criar um modelo 3D.
Para este estudo selecionamos uma almofada estampada.
Falar de vários assuntos ao mesmo tempo pode ser confuso ou complicado para quem está estudando sobre 3D. Por isso selecionamos este modelo de almofada justamente por se tratar de uma peça simplificada.
É importante ressaltar que todas as técnicas e ferramentas usadas durante esta aula pode ser aplicado a modelos muito mais complexos.
Como já adiantamos no título deste artigo, faremos uso de dois modificadores especiais do Autodesk 3ds Max.
O primeiro é o Garment Maker. Este é capaz de simular costuras para juntar superfícies. Porém, devemos destacar que este modificador Garment Maker trabalha em conjunto com o próximo que é o Cloth Modifier.
Já utilizamos este modificador em diversas oportunidades. Se ainda não o conhece, sugerimos alguns artigos com mais detalhes sobre este modificador.
Clique aqui para ver nossos artigos sobre o Modificador Cloth.
Mas uma vez ressaltamos a importância deste modificador Cloth auxilio na modelagem pois através dele podemos simular tecidos com muita facilidade e rapidez.
Quer aprender a modelar esta almofada? Então assista nossa videoaula logo abaixo:
Esperamos que goste desta aula e reforçamos o pedido.
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6 Comentários
Tive que ir na força e unir as bordas com weld
Mudei todas as configurações no Garment, no Cloth e nada
Fala Daniel. Coloquei em 2000 a setagem do meu Sewing Stiffness e mesmo assim a melha não fechou como a sua, mesmo eu tendo colocado todas as configurções na modelagem do Spline, alinhado, invertido a Normal….não fechou. O que posso estar fazendo de errado?
Olá Aurélio. Pode ser que seu modelo esteja muito grande para o 3ds Max. Vá no menus acima > Customize > Units Setup e clooque CM. Em seguida crie um objeto de tamanho próximo da almofada real. ex: 40x40x15
Use este novo objeto como referência para escalonar/reduzir seu modelo da almofada. Para “avisar” o Max que o objeto está em novo tamanho aplique um modificador Reset Xform. Depois disso o Sewing deve funcionar como no tutorial.
Bons estudos aí e qq dúvida chama novamente. Abraços…
Fiz tudo isso e ainda sim não fechou por completo. Melhorou bastante. Há só um pequeno filete que dá para resolver com weld. Mas fechar totalmente, não fechou.
Costuma ser um detalhe que pulamos sem perceber. Acontece comigo de vez em quando mas é nessa hora que mais aprendemos. Continue pesquisando ou se possível faça do início.
Neste tutorial (Tutorial 3ds Max | Balões metalizados) tem uma outra forma que serve para simular almofadas https://gfxtotal.com.br/tutorial-3ds-max-baloes-metalizados/