Tutorial 3ds Max | Pré-configurações para render interno
Olá a todos, sejam bem vindos a mais um tutorial do site GFX Total.
Neste artigo vamos falar sobre as pré configurações para renderização interna no Mental Ray. Como exemplo, vamos usar o resultado de estudo de um de nossos alunos do curso Criação de Interiores no 3Ds Max no qual o mesmo teve dificuldade na renderização.
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Antes de tudo, devemos ressaltar que um bom resultado final não depende apenas das configurações de render. Temos que realizar um bom trabalho de modelagem, mapeamento e texturização além, claro, de configurações adequadas para os materiais de cada objeto/modelo.
Para encontrar os possíveis problemas, vamos separa-los por eliminação. Ao notar que o render possui uma sombra borrada, é possível que o problema esteja ligado a iluminação já que a sombra é gerada pela luz. Se um reflexo estiver com o efeito rugosidade “noise”, então devemos configurar o material já que o reflexo provem do tipo de material adicionado ao objeto.
Para iniciar os testes de detecção de erros, é necessário reduzir ao máximo o tempo de render. Isso se torna possível reduzindo a qualidade de render, desabilitando o Final Gather e reduzindo o tamanho do render. No caso do tutorial vamos usar o tamanho definido pelo aluno já que o mesmo é pequeno em relação a resoluções como HD e Full HD.
Na primeira parte, detectamos o problema relacionado as sombras. Neste caso, desabilitamos as luzes, uma-a-uma para determinar qual/quais delas está gerando o peso de render.
Ao identificarmos a luz que gera o peso no render, devemos na medida do possível ajustar seus parâmetros até encontrar uma melhor configuração.
Para informações mais detalhadas, acesse os vídeos abaixo e não deixe de curtir nosso conteúdo. Em breve traremos mais novidades.
Um forte abraço a todos e bons estudos…
BAIXE OS ARQUIVOS DO TUTORIAL
VEJA RESULTADO FINAL COM PÓS NO PHOTOSHOP
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1 Comentário
Daniel, boa noite,
Além de saber apontar onde está o possível erro, você auxilia, também, como corrigi-lo. O mais fabuloso neste ótimo tutorial em duas partes é você utilizar uma dúvida de um aluno. Ficou super! Abração fraterno, Marcelo Baglione