Tutorial 3ds Max | Modelar um Catavento com NURBS
Olá amigos e amigas do site GFX Total. Sejam bem vindos a mais um tutorial aqui no nosso espaço.
O assunto de hoje será a modelagem de um objeto que fez parte da infância de muitas pessoas. O Catavento de Papel. Veja a referência utilizada abaixo:
Para este estudo, vamos utilizar de forma introdutória a ferramenta “Nurbs Modeling”. Esta ferramenta é capaz de produzir sólidos com alta precisão de malha. É muito comum em programas como o AutoCAD, SolidWorks, Rhino entre outros.
O catavento pode ser confeccionado em vários materiais como papel cartolina, laminados, isopor, etc. No caso particular deste modelo, é bastante difícil modelar a curvatura das hélices no papel. Por este motivo vamos utilizar o recurso NURBS que cria com maior precisão e liberdade essa parte do objeto.
Por fim, vamos criar as peças extras como o pino central onde são conectadas as hélices e a vara de madeira tipo as usadas em espeto de churrasco.
Acompanhe com mais detalhes no vídeo tutorial abaixo. Bons estudos a todos…
FAÇA DOWNLOAD DOS ARQUIVOS DESTE TUTORIAL – AQUI
================== IMPORTANTE =====================
Compartilhe nossos tutoriais nas redes sociais. Desta forma estará contribuindo para que o Gfx Total fique ainda melhor.
Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se neste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube.
Acompanhe o GFX Total no Facebook, clique aqui.
Não se esqueça de deixar seu comentário abaixo.
2 Comentários
Daniel, como você sabe, eu fiz um curso – longo, por sinal – sobre o EXCELENTE Rhinoceros que acredito ser o melhor programa para se modelar com NURBS. É um programa profundo e extremamente complexo, mas quando você pega a manha dele, fica tranquilo. É totalmente paramétrico e, de certa forma, lhe obriga a trabalhar com dimensões corretas e dentro da realidade.
Uma das coisas mais formidáveis que há no Rhino, Daniel, são as inúmeras formas de operar com booleanas – que no Max é um problemaço – mas, dependendo, dá para trabalhar, sim, não como no Rhino, mas dá.
Além disso, os modificadores são fascinantes; sempre com o uso de precisão e medidas exatas.
O professor que lecionou o curso é excelente; daria-lhe uma nota 11. Mas qual o problema? Exatamente onde você ganha de longe: ao terminar o curso, vi que não havia um material didaticamente organizado para consulta. Isso foi triste e frustrante para mim; portanto, um elemento desanimador.
Não dá pra se comparar o uso do sistema de modelagem NURBS do 3ds Max com o Rhinoceros, claro. O Rhino tem sua arquitetura toda feita para a modelagem NURBS. O Max, você sabe, chega a ser um desprestígio o painel de tools.
Modelagem poligonal é uma coisa; já a modelagem com o Rhino, logo, não poligonal é outra parada.
Qual dos dois é o melhor? Isso definitivamente não existe, pois são programas distintos em seus objetivos.
Você fez uma excelente apresentação da modelagem NURBS (Non Uniform Rational Basis Spline) pra galera. Ficou excelente, a intenção e mostrar as possibilidade de se modelar com um outro sistema que não o poligonal.
SUPER!!!
Abração fraterno,
Marcelo Baglione
Bom dia Daniel.
Seus tutoriais são sensacionais… Parabéns pelo trabalho!!!
Existe algum plugin do 3D Max que faça esse cata-vento girar, para eu criar uma animação mais rápida, e controlar apenas a velocidade de rotação da peça, em vez de eu ter de animar manualmente??
Abraço.