Tutorial 3ds Max | Modelar Brocas de Aço (Steel Drills)
Em algumas das vídeo aulas anteriores tratamos sobre o assuntos que envolveram a modelagem de objetos helicoides através de shapes e modificadores. Devido a complexidade de modelagem, este formato (helix) requer um raciocínio muito focado em formação de objetos 3D.
Por este motivo, neste vídeo aula vamos modelar e especialmente compreender como os modelos são formados através de breves análises sobre os modelos dos quais se deseja criar.
Partindo do princípio de objetos primitivos, vamos desenvolver pouco-a-pouco o modelo desta broca de aço aproveitando traços e dicas passados nas aulas anteriores.
Baixe os arquivos finais do estudo aqui:
Para entender melhor estes conceitos explicados, consulte o vídeo tutorial abaixo e ótimos estudos.
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3 Comentários
Surface 3D BROCA FREE STYLE
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Eu já tinha modelado uma broca, como disse na época, chique, de grife. A mais recente publicação do Gfx Total by Daniel Caspari é exatamente sobre um broca, também. Resolvi estuda-la e fazer uma ao meu modo; logo, uma pouco diferente da proposta pelo tutorial.
Indico a todos estudantes este tutorial. Modelar brocas, não é fácil; parece ser, mas não é, não.
Neste tutorial do Gfx Total, excelente por sinal, o que considerei o maior ganho foi exatamente um dos pontos mais difíceis de se fazer numa broca, dependendo do caso: o topo ou a cabeça da dela. Neste caso, o Daniel Caspari deu uma ótima alternativa que é o uso do Slice. Considerei à aplicação deste modificador a melhor coisa de todo o estudo. No entanto, como queria fazer algo diferente, modelei a cabeça do objeto (a broca) sem fazer uso do Slice. Portanto, nesta parte superior, não utilizei tipo algum de Cut, absolutamente nenhum.
Além disso, queria experimentar e mostrar que podemos fazer, de boa, transições da parte superior, o corpo perfuro cortante, de um shape circular (helicoidal) para uma base quadrática, seguida de uma aplicação booleana – que lhe obriga a reorganizar a topologia.
Operações booleanas existem para serem usadas, sim! Não hesite em usar, se a situação exigir.
Em seguida, fiz outra transição, unindo a parte modelada com uma operação booleana à base circular.
Acredito que o desafio foi legal e, visualmente, muito interessante, devido exatamente a estas interações e uniões de shapes distintos. Logo, o design ficou diferente.
Nos comentários, citarei o tutorial do Gfx Total, bem como os estudos que fiz, anteriormente, sobre uma broca chique.
Abração,
Marcelo Baglione
Surface 3D
https://www.facebook.com/surface3D/posts/1580433071980567
Daniel, boa noite, Irmão, já estou concluindo o estudo proposto: a broca. Você fez um excelente trabalho, mas vou comentar tudo depois, tá? Mas te adianto que você implementou um caminho lógico de construção excelente. Deixa eu terminar e fazer o render, pois, como você sabe, eu modelei uma broca, mas através de um outro tipo de construção. Um SUPER PARABÉNS adiantado!
Abração fraterno,
Marcelo Baglione
https://www.facebook.com/surface3D/?ref=bookmarks
Olá meu brother, me recordo de seu modelo de broca que fez a algum tempo atrás e tenho certeza que sua solução foi muito eficiente e criativa pois você é muito esforçado, principalmente em modelagem complexas. Vou aguardar seu parecer. Um forte abraço e até logo. Att Daniel L. Caspari