Introdução à Modelagem de Superfícies (Baleia Jubarte)
Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma videoaula aqui do site Gfx Total.
Neste artigo vamos falar sobre a importância da modelagem de superfícies (Surface Modelling) e algumas técnicas para agilizar a criação de superfícies rígidas e orgânicas.
Diferente de tudo que vimos até hoje, a modelagem de superfície é realizada através da edição dos shapes e Splines.
Existem outras maneiras de modelagem de superfície, mas como já utilizamos os shapes em dezenas (ou até centenas) de nossas aulas, chegou a hora de dar um passo mais longo e aprender a usar a modelagem de superfície com shapes.
Mantendo o mesmo raciocínio sobre modelagem topológica, podemos realizar a criação de quaisquer modelos que imaginarmos.
Aprenda como criar modelos topologicamente corretos acompanhando nossa aula sobre Modelar Luva de Couro lowpoly 3Ds Max
Para este estudo faremos a modelagem de algumas peças com superfícies orgânicas e assim aprender (na prática) como funciona a modelagem de Superfícies (Surface Modelling).
INTRODUÇÃO AOS SHAPES
Na modelagem de superfície, dependemos totalmente dos shapes. Por este motivo é necessário conhecer bem este formato de modelagem.
Caso ainda não saiba, recomendamos que assista nossa aula completa sobre shapes e splines. Modelar multi-objetos com Shapes 3Ds Max
ETAPAS DO ESTUDO MODELAGEM DE SUPERFÍCIES
Nesta introdução vamos falar sobre a edição dos shapes mostrando como converter e transformar em uma Spline para editar livremente seu formato.
Uma vez compreendido com editar os shapes, já podemos aplicar o nosso primeiro estudo de superfície através do modificador Surface.
1.SUPERFÍCIE ORGÂNICA
Para este primeiro estudo vamos criar um objeto plano e alterar a superfície deixando-o mais orgânico.
2.BOX SÓLIDO
No próximo exemplo faremos um box sólido para mostrar um pouco mais sobre as edições dos shapes e aplicações de recursos com o Cross Section.
O Cross Section liga de forma dinâmica, dois ou mais shapes criando linhas paralelas que vão de ponto de vertex a ponto de vertex.
3.SUPERFÍCIE DA MAÇÃ
Dificultando um pouco mais as coisas, agora faremos a modelagem da superfície de uma maçã.
Neste exemplo começamos a perceber que a modelagem de superfície é bem funcional e deixa o resultado mais fluido.
4.CONE DE SINALIZAÇÃO
Para o próximo nível, usamos como exemplo a modelagem de um cone de sinalização. Nesta modelagem temos mais aplicações de recursos e edições como o break vertex, Cross Section entre outros.
5. MODELAGEM ARQUITETURAL
Neste 5º exemplo vamos aprender a aplicar a modelagem de superfícies à arquitetura. Muito edificações modernas que vemos nas grandes cidades começaram com um simples esboço.
Com o mesmo princípio que aplicamos no primeiro modelo (1.superfície orgânica), podemos criar modelos arquitetônicos orgânicos com grande facilidade e controle sobre o design.
6.BALEIA JUBARTE
Agora que já temos uma maior noção sobre modelagem de superfícies podemos concluir com um modelo bem mais difícil que os demais.
Vamos aprender a modelar da superfície orgânica de uma Baleia Jubarte e assim fechar com chave de ouro este estudo de Surface Modelling.
Esperamos que compreenda tudo que será explanado no vídeo a seguir!
Aprenda mais sobre shapes 3D através de nossas videoaulas clicando aqui: Todas as aulas sobre shapes
Baixe os modelos deste estudo.
Comente no final desta página e aproveita pra dizer pra gente quais assuntos você gostaria de ver por aqui no Gfx Total?! Um forte abraço e bons estudos =D
Estamos muito contentes em compartilhar nosso conhecimento com você e ficamos ainda mais felizes quando vemos que nossos alunos e alunas aprendendo e evoluindo.
Mostre o seu talento para todo mundo!
Poste seus projetos nas redes sociais com a hashtag #TutoriaisGfxTotal e receba nossa avaliação.