Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma aula especial com o tema: Desenvolva seus próprios Materiais Procedurais com 3ds Max e Photoshop.

Atendendo a mais um pedido, faremos uma aula introdutória à criação de texturas procedurais.

Nesta primeira etapa, faremos a base da textura com várias dicas importantes além de ensinarmos os principais atalhos do programa Photoshop.

Em seguida vamos aprender como criar um material PBR (Physically Based Render) ou simplesmente, materiais fisicamente corretos usando o Photoshop e o 3ds Max.

O QUE É PROCEDURALISMO?

O nome em si é bem estranho mas podemos garantir que o desenvolvimento deste material é bem mais simples do que parece.

O material procedural é aquele que, além de não gerar emendas, possui vários mapas que simulam efeitos de superfície.

Estes efeitos conhecidos como mapas ou simplesmente “Maps” são os responsáveis por gerar reflexos, rugosidades, relevos, brilhos além de muitos outros efeitos característicos de superfícies em objetos reais.

Mas antes de criarmos o material completo, devemos conhecer ou pelo menos entender o principio básico que é a criação de texturas sem emendas.

Por este motivo, criamos um vídeo bem claro e explicativo mostrando como configurar uma textura base para posteriormente, transformá-la em um Material Procedural no 3ds Max.

Está precisando de novas texturas que tenham qualidade?

Criamos um artigo indicando vários sites que disponibilizam texturas excelentes. Confira no link abaixo:

Top 5 sites para baixar Texturas de Qualidade para seus Projetos 3D

Como criar Materiais Procedurais com 3ds Max e Photoshop – Parte 01

Como criar Materiais Procedurais com 3ds Max e Photoshop – Parte 02

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