Animar objetos de forma fisicamente correta é um grande desafio. Alguns tipos de animação podem levar até dias para serem concluídos no método tradicional conhecido como “frame by frame“.

Porém com o avanço da tecnologia dos softwares de computação gráfica, já é possível executar simulações que levam em consideração peso, medidas, fricção, elasticidade, rebatimento entre muitos outros efeitos que ocorrem na física real.

Hoje vamos aprender a simular corpos rígidos e também maleáveis para gerar o efeito de um jogo de basquete onde uma bola é arremessada em uma cesta.

OBS: Esta imagem acima é o resultado final com algumas modificações no parâmetro densidade (peso) da rede.

A intenção é fazer o mais próximo possível do efeito físico real. Para isso temos que configurar as simulações de modo que a bola bata algumas vezes no aro antes de passar pela rede.

Para realizar este efeito, vamos utilizar o massFX no qual já criamos uma aula bem completa falando sobre as principais configurações para gerar efeitos fisicamente corretos.

Se você ainda não assistiu, poderá acompanhar no link abaixo:

Simulações Físicas com MassFx 3Ds Max

Em seguida vamos fazer a simulação da rede balançando conforme a bola passa por dentro dela. Para conseguir um bom resultado vamos usar o modificador cloth que simula tecidos com muita semelhança ao efeito físico real.

Se quiser saber mais sobre o modificador Cloth recomendamos que assista a nossa videoaula Modelar Embalagem Ovo de Páscoa 3ds Max V-Ray disponível no link abaixo:

Modelar Embalagem Ovo de Páscoa 3ds Max V-Ray

Como o modelos da cesta juntamente com a bola já estavam prontos, realizamos apenas a animação. Caso queira baixar o modelo ou recriá-lo, basta acessar o nosso artigo Pedido – Modelar Bola e Cesta de Basquete 3ds Max clicando no link abaixo:

Pedido – Modelar Bola e Cesta de Basquete 3ds Max

Poste o resultado final de seu modelo com a hashtag #tutoriaisgfxtotal e mostre o seu talento e evolução para o mundo.

Desejamos uma ótima aula. Um forte abraço e bons estudos…

Animar Bola e Cesta de Basquete com Cloth e MassFX 3ds Max Parte 01


Animar Bola e Cesta de Basquete com Cloth e MassFX 3ds Max Parte 02