O que é Retopologia e quando devo usar? Tutorial 3ds Max
Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais um Tutorial 3ds Max aqui do site Gfx Total.
Hoje abordaremos um assunto muito importante para qualquer praticante ou profissional da Computação Gráfica 3D. Vamos falar sobre retopologia. O que é? Quando devemos usar?
A retopologia em modelos 3D
A retopologia é o processo de reconstrução da malha de um modelo 3D. Fazemos isso para corrigir eventuais erros e otimizar o modelo 3D.
Quando recriamos um modelo através da retopologia, simplificamos a superfície tornando o arquivo mais leve e de fácil alteração.
Durante a retopologia, temos a oportunidade de definir a direção da malha com as edge Loops além de torna-la 100% QUAD o que reduzi o peso de processamento e adequa o modelo com as recomendações “boas práticas” da Computação Gráfica 3D.
Além disso, uma malha reconstruída facilita o trabalho das próximas etapas. Listamos algumas destas etapas abaixo, confira:
Mapeamento: A organização dos clusters de UVs depende de uma malha simplificada.
Malha QUAD: A superfície reconstruída em polígonos QUAD reduz a chance de distorções nas texturas.
Rigging: “Rigar” um modelo que possui malha simplificada é muito mais rápido e fácil.
Animação: É muito mais simples aplicar animação em modelos 3D com topologia correta pois as distorções acontecem com menor frequência.
Importação e Exportação: Modelos com malha não QUAD ou que não atendam algumas das recomendações acima podem apresentar erros na importação e exportação.
Retopologia X Topologia
É importante não confundir retopologia com topologia.
Embora tenham o mesmo objetivo que é de “simplificar a malha”, a retopologia como já mencionado é o processo de reconstrução enquanto a topologia é a criação do modelo com a malha planejada pois a mesma é construída com um objetivo de facilitar os trabalho nas próximas etapas.
Já temos vários artigos abordando a TOPOLOGIA. Se ainda não assistiu, recomendamos este artigo esclarecedor sobre a construção da malha de um modelo 3D usando a topologia.
Além desta aula, temos muitos outros artigos mostrando na prática como podemos aplicar a topologia. Veja mais artigos sobre topologia clicando aqui:
Concluindo, além da simplificação da malha, a retopologia trás muitos outros benefícios para os modelos 3D. Vamos aprofundar mais sobre este assunto durante a videoaula abaixo.
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