Novos recursos do Corona Renderer 6 para 3ds Max
O Corona Renderer tem se mostrado um plugin promissor para trabalho em conjunto com o 3ds Max.
O conjunto de recursos está aprimorado. Entre os efeitos físicos de iluminação, renderização e materiais realistas, destaca-se algumas novidades do renderizador na versão 6. Saiba mais no vídeo abaixo.
A Chaos Czech lançou uma boa prévia do novo modelo do céu no Corona Renderer 6 para 3ds Max, a próxima grande atualização do renderizador de produção, melhorando a precisão quando o sol se põe abaixo do horizonte.
Outros novos recursos do lançamento, que devem ser entregues no final do mês, incluem amostragem de luz adaptável, eliminando a necessidade de portais de luz; e suporte para o sistema de espuma da Phoenix FD.
De acordo com seu roteiro público, o Chaos Czech também pretende lançar uma nova edição autônoma do renderizador e possibilitar a troca de materiais com a edição Cinema 4D.
Novo sistema de céu gera renderizações de pôr-do-sol mais precisas
O novo modelo de céu do Corona Renderer 6 realmente chamou a atenção dos usuários no fórum do Chaos Czech quando foi introduzido na criação diária do software na quarta-feira.
Ainda está em andamento – o suporte para altitude e neblina atmosférica será adicionado na “próxima grande iteração”, prevista para “maio ou junho” – e as nuvens estão um pouco mais afastadas.
No entanto, ele já fornece resultados precisos quando o sol se põe abaixo do horizonte, como você pode ver nas comparações lado a lado dos modelos antigos e novos, levando a alguns belos ocasos do pôr-do-sol.
Também disponível no Corona Renderer 6: amostragem de luz adaptável, suporte para espuma Phoenix FD
De acordo com o roteiro do Chaos Czech, o Corona Renderer 6 será uma “versão maior” do que o seu antecessor, o Corona Renderer 5, embora deva ser lançado apenas seis meses depois – e apenas um ano após a versão 4.
Outros recursos importantes já listados como completos incluem amostragem de luz adaptável, eliminando a necessidade de criar portais de luz sobre janelas e portas ao renderizar cenas internas.
O lançamento também adicionará suporte à espuma criada pelo Phoenix FD, o aplicativo de simulação de fluidos do Chaos Group.
Os recursos listados como ainda em desenvolvimento incluem um novo solucionador de luz secundário com um cache de resolução 4K, substituindo o antigo cache UHD; um novo sistema de floração e brilho; e um novo seletor de cores.
As melhorias de desempenho planejadas incluem um melhor manuseio de memória para texturas e uma redução no tempo necessário para carregar uma nova cena.
Para fazer uma comparação entre as novas versões, assista ao vídeo da versão anterior (Corona Renderer 5)
Novo aplicativo independente e formato de cena também estão planejados
Talvez de maneira mais significativa, o Chaos Czech também planeja introduzir um novo “formato e aplicativo autônomo”, presumivelmente ao longo das linhas do V-Ray Standalone e seu formato .vrscene.
No caso do V-Ray, isso permite que os usuários importem cenas criadas em um aplicativo host V-Ray para outro; e configurar nós de renderização que funcionem em vários aplicativos host.
De acordo com o roteiro, o Chaos Czech também planeja tornar os materiais compatíveis entre as edições 3ds Max e Cinema 4D do Corona Renderer.
Requisitos de sistema e preços
Atualmente, o Corona Renderer 6 para 3ds Max deve ser lançado no final de maio de 2020. Você pode experimentar os novos recursos baixando a versão diária mais recente do software.
A versão estável atual, Corona Renderer 5, está disponível para o 3ds Max 2013+ de 64 bits no Windows 7+ e o Cinema 4D R14 + no Windows 7+ e no Mac OS X 10.7+
O software é vendido principalmente por meio de um modelo de aluguel “Fair SaaS”, que custa entre € 24,99 e € 44,99 por mês (US $ 27 a 49). A antiga licença perpétua do 3ds Max ‘Box’ ainda está listada on-line, mas tem preço sob consulta.