Olá a todos, sejam muito bem vindos a mais um tutorial de computação gráfica 3D aqui do site GFX Total.

Neste artigo vamos aprender a criar uma xícara de café incluindo detalhes refinados como o exemplo da espuma. Basicamente, vamos criar em um objeto de superfície cerâmica, líquido escuro semitransparente e espuma superficial.

A modelagem da xícara com café trás algumas novidades importantes já que este artigo tratará das principais etapas como: Modelagem, mapeamento, simulação de partículas, texturização, aplicação de materiais específicos, iluminação e renderização.

Embora não pareça, todas estas etapas são bem tranquilas de se acompanhar.

1 – Modelagem:

Nesta etapa vamos modelar a xícara usando os recursos de shapes e modificador lathe conforme vimos em tutorias anteriores a este.

2 – Mapeamento

Para adicionarmos o sistema de partículas (espuma) teremos que, obrigatoriamente, realizar o mapeamento do líquido deste objeto.

3 – Simulação de partículas

O próximo passo é a simulação de partículas. Para este vamos empenhar o PF source (sistema de partículas) para gerar a espuma sobre a superfície do líquido criando um nível de realidade superior para o modelo.

4 – Texturização/Materiais

Neste instante, faremos as configurações necessárias para que os materiais seja, condizentes com os materiais reais. Isso significa o tratamento das cores, brilho, reflexos, refrações (transparência) entre outros.

5 – Iluminação e renderização

O bom modelo é precedido de uma boa iluminação. Por isso vamos criar luzes fotométricas portais em volta do modelo evidenciando os principais pontos de reflexo e refração. Por fim, vamos configurar o render para obter o melhor resultado com anti-aliasing (anti serrilhado), brilho e reflexo.

VEJA O RESULTADO FINAL:

render

Se quiser aprender a criar renderizações com efeitos realistas, temos este ótimo artigo ensinado a modelar e renderizar um aro de bicicleta no V-Ray. Confira neste link: Tutorial Criar Materiais, Luzes e Render com 3ds Max e V-Ray (Aro de Bicicleta)

As explicações mais detalhadas estão no vídeo abaixo. Uma boa aula a todos…

Não se esqueça do mais importante!!!

Curta e Compartilhe com seus amigos. Quanto mais atividade, mais conteúdos serão postados aqui para vocês. Um forte abraço e bons estudos.


Modelar Xícara de Café com Espuma 3ds Max – Parte 01


Modelar Xícara de Café com Espuma 3ds Max – Parte 02


Modelar Xícara de Café com Espuma 3ds Max – Parte 03


Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se neste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube.

Acompanhe o Gfx Total no Facebook, clique aqui.

Não se esqueça de deixar seu comentário.