Fala galerinha estudiosa! Estamos de volta para mais uma videoaula especial de Computação Gráfica 3D. O estudo de hoje vamos Modelar uma Cadeira de Balanço no 3Ds Max.

Neste estudo faremos uma modelagem de uma cadeira de balanço com um design diferenciado aproveitando para reforçar a análise de modelagem.

MAS NÃO SE ESQUEÇA!!!

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Quanto mais curtidas, mais novidades especiais serão postadas para você. (;

Cadeira de Balanço estilo rústico em madeira e tecido

Análise do Modelo a Ser Criado

Como de costume devemos sempre realizar uma análise do objeto a ser modelado. Isso significa que temos que olhar atentamente e de forma técnica para identificar a melhor alternativa para modelagem deste formato.

Em outras palavras, temos que observar os detalhes do modelo em questão para posteriormente modelarmos tudo de forma facilitada.

Em primeiro lugar devemos criar uma referência no photoshop ou qualquer outro programa de edição de imagens. Esta referência nos ajudará na aproximação das proporções o objeto real.

No entanto não é uma regra. Você pode criar o seu modelo apenas usando a memória mas a chance de não atingir um bom resultado é alta.

Medir, avaliar, projetar sempre é uma boa opção

Objetos Primitivos

Da mesma forma que a referência, é possivel usar objetos primitivos para alcançar uma aproximação de tamanho do modelo.

Em muitas das videoaulas anteriores nos referimos aos objetos primitivos de cada modelo.

Podemos determinar o inicio da modelagem simplesmente entendendo a forma padrão de um objeto.

Veja alguns exemplos abaixo que embora pareçam bem óbvios, muitas pessoas não percebem e iniciam a modelagem do tambor, por exemplo, a partir de um box. (Errado??? Não, porém mais difícil de se concluir a modelagem)

formas primitivas básicas de exemplo

Determinando a Forma Básica do modelo real

Mas não por acaso, nós do site GFX Total resolvemos dificultar um pouco a coisa e selecionamos este modelo da cadeira de balanço para forçar um pouco a barra e colocar a “moçada” para pensar em uma melhor solução para este problema.

Como podemos notar esta cadeira não se parece com nenhuma forma primitiva das quais estamos habituados (Quadrado, retângulo, Circulo, etc…).

O modelo real é criado através de tramas de madeira perfeitamente moldadas em curvas que criam um ar sofisticado ao móvel.

Olhando atentamente para essa cadeira, percebemos que se trata de um emaranhado de linhas e a partir daí podemos definir a modelagem por splines.

Desenhando a estrutura básica de uma cadeira de balanço rústica

Mas o que são Splines???

São linhas retas ou curvas que em conjunto formam o modelo. A própria linha spline por ser convertida em um modelo apenas habilitando a opção (Enable in Render/Enable in Viewport)

Portanto, atarvés dos shapes podemos criar qualquer modelo. veja por exemplo na imagem abaixo:

conversão de shapes e splines em objetos

Veja também:

Modelar uma Cadeira de Balanço no 3ds Max

Referência e Proporção

O próximo passo é conseguir uma boa referência, mas isso não que dizer que seja uma tarefa fácil. As melhores referencias são conhecidas como blueprint ou simplesmente desenho técnico.

Elaboradas em ângulos retos, estes tipos de referências mostram os modelos em posições lineares (2D) que denotam perfeitamente sua proporção.

Porém, isso não significa que somos obrigados a modelar como auxílio de uma referência técnica.

A modelagem por referência é mais segura, porém a Modelagem deste Cadeira de Balanço no 3Ds Max pode ser realizada usando apenas uma fotografia com vista perspectiva ou a “modelagem na raça” quando usamos apena a memória para criar o modelo.

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alinhamento e proporção

Reutilizar Peças da modelagem

Para evitar um retrabalho, sempre que possível use a ferramenta de cópia ou simetria. Em 90% (noventa por cento) dos casos, o modelo possui partes iguais ou simétricas. Por esse motivo podemos simplesmente clonar uma peça que já esteja finalizada tornando a modelagem mais prática e eficiente.

Clonagem de modelos 3D

Topologia

É importante frisar que uma modelagem 100% (cem por cento) QUAD é uma modelagem que facilita posteriores modificações no mapeamento, texturização, animação e render.

Topologia realizada em modelo QuadMesh

Após esta breve leitura já estamos prontos para o conteúdo certo? Então aproveita esta videoaula para aprimorar seus conhecimentos e bons estudos.

Assista aos vídeos abaixo e comente o que você achou no campo “Comentários” no final desta página.


Modelar uma Cadeira de Balanço no 3Ds Max Parte 01


Modelar uma Cadeira de Balanço no 3Ds Max Parte 02


Modelar uma Cadeira de Balanço no 3Ds Max Parte 03