Modelar Topografias com Shapes e Displace 3Ds Max
É comum ver modelagens de personagens, objetos e até edificações feitos no programa 3Ds Max.
Mas você sabia que existem funções e técnicas específicas para modelar topografia de terrenos neste software 3D???
Pois é, muitas pessoas desconhecem esta funcionalidade do 3Ds Max mas é perfeitamente possível criar terrenos detalhados para adicionar a maquetes eletrônicas ou outros tipos de visualização arquitetural.
Nesta aula faremos o estudo da modelagem topografia usando dois dos principais recursos. Estamos falando dos Shapes e do Displacement.
Os shapes são largamente utilizados para modelagem podendo ser transformados em qualquer objeto desde que se utilize as ferramentas corretas.
Por outro lado temos o Displace que sempre é atrelado ao materiais, porém desta vez vamos utiliza-lo na modelagem topográfica de terreno.
Inicialmente faremos a modelagem usando como base os shapes. Com os shapes podemos facilmente modelar uma estrutura de elevação apenas criando as marcações de dimensão e altura.
Já no modo Displace criamos algumas imagens no photoshop para analisarmos e entendermos melhor esta funcionalidade de modelagem por mapeamento.
Baixe os arquivos utilizados nesta aula: