Modelar Portão de Garagem com Shapes 3Ds Max
Modelar objetos 3D requer muito conhecimento e técnica. Parte deste conhecimento deve ser direcionado às ferramentas do software utilizado para a modelagem.
Alguns anos atrás era difícil encontrar boas referências para aprender a usar corretamente os softwares de computação gráfica. Mas hoje, com a tecnologia aumentando dia após dia, o cenário mudou bastante.
Portanto os softwares passam a ter uma imensa lista de ferramentas para várias aplicações. Cabe ao interessado se aprofundar nessas atualizações.
Aqui no GFX Total, sempre modelamos utilizando objetos primitivos 3D. Seja um box, uma esfera, um plane ou qualquer outro primitivo. Sempre podemos usa-los para um bom início de modelagem.
Contudo não é o bastante saber modelar usando apenas os primitivos. Antes mesmo dos objetos primitivos, temos um item que pode ser transformado em qualquer primitivo.
Apresentamos os Shapes ou Splines.
Os shapes nada mais são do linhas criadas através da ligação de pontos formando curvas(curves) e cantos(corner).
Com a criação destas curvas é possível criar uma infinidade de objetos. Para exemplificar alguns efeitos, criamos uma videoaula especial falando somente sobre o assunto. Veja neste link Modelar multi-objetos com Shapes 3Ds Max
O mais interessante de se trabalhar com os shapes é que podemos utiliza-los para modelar, animar e até mesmo gerar novos objetos primitivos. Mas este será um assunto para as próximas videoaulas.
Segue abaixo as referências utilizadas nesta videoaula:
Assista a videoaulas abaixo mas antes, curta e compartilhe este post. Com sua contribuição, faremos muito mais artigos como este.
Um forte abraço e bons estudos.