Modelar Novelo de Lã 3D no Autodesk 3ds Max
Neste vídeo vamos aprender a modelar um novelo de lã 3D usando o programa Autodesk 3ds Max. Entre as principais técnicas, podemos destacar o uso dos shapes, modificador Noise e da modelagem paramétrica com a ferramenta Array.
Como de costume, antes de qualquer modelagem é necessário fazer um levantamento de boas referências. Graças ao nosso amigo Google Imagens podemos encontrar variadas formas, cores e estilos de novelos de lã.
Após a escolha do modelo, devemos começar a pensar em como fazer o objeto em 3D.
Um boa prática é pensar em como o objeto é construído na vida real. No caso do novelo, temos uma bola de linhas que são enroladas de forma orbital e aleatória.
Para criar as linhas podemos usar os shapes do tipo Spline mas seria muito difícil construir o modelo enrolando a linha em volta de uma esfera, por exemplo.
Pensando nisso vamos usar um recurso muito utilizado por mágicos durante a apresentação dos truques. Vamos criar um aro utilizando o shape Circle a aplicar um modificador Noise para criar leves deformações. Isso deixará o aro mais orgânico como acontece com as linhas de lã.
Após criar o primeiro aro, devemos copiá-los diversas vezes em ângulos e escalonamentos diferentes. Uma forma rápida de resolver isso é através da ferramenta de parametria Array.
Com o Array podemos copiar os aros em ângulos variados formando um modelo muito semelhante ao novelo de lã.
Para finalizar podemos criar uma simples linha representando a ponta do novelo. Isso dará mais realismo ao modelo final.
Agora que a modelagem do novelo está finalizada, basta aplicar um material ou textura de lã, aplicar pelos com o modificador Hair and Fur e Renderizar.
Para este vídeo não ficar muito longo, criamos apenas a modelagem.
Se quiser assistir a continuação deixe seu pedido nos comentários abaixo.
Um forte abraço e todos e bons estudos…