Modelar objetos com shapes 3ds Max
Modelar é sempre um desafio quando pensamos em formatos complexos que exigem muito conhecimento e técnica. Porém, quando entramos no universo das linhas, compreendemos o principal efeito da computação gráfica que é a formação dos objetos.
Um objeto 3D é formado por uma sequência de linhas interligadas nas 3 dimensões. É um assunto que parece ser difícil mas após alguns exemplos fica mais fácil de entender.
Nesta videoaula vamos aprender com criar uma infinidade de objetos 3D usando apenas Shapes e Splines no 3Ds Max.
Por exemplo, no box abaixo temos 8 (oito) linhas conectadas.
Os modelos também por ser formados por projeção uma vez que um formato de linha é projetado nas direções/dimensões x,y ou z. Veja no próximo exemplo que a linha foi projetada no eixo/direção Z.
A esse efeito damos o nome de extrusão ou simplesmente “extrude” que é o mesmo termo porém em inglês.
Por outro lado as linhas servem também para criar controladores de animação, caminhos e objetos a partir de seu formato padrão.
Para um maior aprofundamento no assunto, sugerimos que veja nossos artigos sobre Shapes e Splines clicando aqui.
Concluindo, é possível modelar qualquer objeto utilizando os shapes. Basta se aprofundar e conhecer melhor este recurso disponível em todas as versões do 3Ds Max.
Espero que gostem da vídeo aula. Um forte abraço a todos e bons estudos.