Modelar e Texturizar maçãs no 3ds Max
Estamos muito contentes em compartilhar nosso conhecimento com você e ficamos ainda mais felizes quando vemos que nossos alunos e alunas aprendendo bem. Poste seu modelo final para receber nossa avaliação. Use a hashtag #tutoriaisgfxtotal e mostre-nos um pouco de seu talento.
Sejam bem vindos a mais um tutorial de 3ds Max. O tema de hoje é a modelagem e a texturização de maçãs.
Vamos conhecer alguns critérios adotados para simplificar a modelagem e texturização de frutas similares a esta que vamos estudar agora.
A primeira coisa que devemos fazer é criar um objeto primitivo do tipo “Cylinder”.
Nosso 3ds Max está configurado para medidas em centímetros, porém o objeto pode ser criado em outros tipos de medidas, o importante é manter a proporção aproximada conforme imagem abaixo:
Agora, com o primitivo selecionado, clique com o botão direito do mouse e converta-o para editável (Convert to editpoly).
Selecione a parte superior e inferior e exclua clicando em “Delete”. O objeto deverá ficar com aspecto de tubo.
Agora já podemos aplicar a textura da maçã diretamente sobre o objeto. Isso só é possível porque o primitivo “Cylinder” já possui mapeamento próprio. Desta forma, a textura será distribuída uniformemente sobre a malha. Baixe a textura no final deste artigo:
Após a adição da textura teremos este resultado abaixo:
Agora vamos alterar o Specular Highlights para que o slot fique com a aparência da fruta. Essa configuração pode ser feita a gosto pessoal, com muito ou pouco brilho.
A superfície da fruta real possui leves deformações das quais chamamos de rugosidade. Para adicionar este efeito precisamos da textura em tons de cinza. Para isso, vamos até o menu MAPS > BUMP > COLOR CORRECTION
O próximo passo é tirar a saturação da cor para que a textura atue de forma eficiente no mapa BUMP.
Agora vamos voltar para a modelagem. Através do painel Modify List adicione o modificador FFD(Cyl).
Selecione o modificador o submenu Control Points. Em seguida selecione os pontos de controle superior e reduza o espaço através da ferramenta SCALE (Passos 1 e 2). Logo após, mova os mesmos pontos selecionados para baixo com a ferramenta MOVE. Veja os passos abaixo:
Execute o mesmo procedimento na parte inferior do modelo:
O resultado deverá ser parecido com este:
Para melhorar o aspecto do modelo, podemos adicionar outro modificador similar para deformá-lo. Neste caso usamos o FFD 3x3x3.
OBS.: Como as frutas não são exatamente simétricas, devemos deformar um pouco a modelagem para alcançar maior coerência com o objeto real.
CRIANDO O TALO DA FRUTA:
Concluímos o modelo principal. Agora devemos criar os complementos da cena. Isso reforça a ideia de realismo dentro do 3D pois quantos mais detalhes, mais rico será o resultado final.
Podemos começar criando um shape line na vista fornt (botão F). Para isso vá ao painel CREATE > SHAPE > LINE e crie uma linha conforme a imagem abaixo:
Ainda no painel SHAPE, crie três círculos na vista pespectiva através do caminho CREATE > SHAPE > CIRCLE.
Selecione a linha criada anteriormente. Vá no painel lateral e selecione o menu Compound Objects. Clique em loft > Get Shape.
Com o Get Shape marcado, clique sobre o primeiro circulo.
Em seguida, adicione o valor 50,0 em Path, clique novamente e Get Shape e clique sobre o segundo circulo.
Repita o passo anterior, porém o Path deverá ter o valor em 100,0. Marque Get Shape e clique sobre o terceiro circulo.
Para melhorar a aparência do talo da fruta, podemos modificar o raio dos círculos aumentando ou diminuindo.
Após concluir a criação do novo shape, converta o resultado do shape Loft em objeto editável. A partir deste momento, já podemos excluir a linha e os círculos criados.
Já podemos criar o material do talo da fruta. Neste caso, criamos um material simples.
Volte a maçã e adicione um modificador Editpoly. Vamos terminar os detalhes como as cavidades superior e inferior do objeto.
Selecione o subobject border e reduza a escala até o mesmo alcançar a base do talo.
Faça o mesmo na parte inferior do objeto até alcançar o resultado abaixo:
Perfeito! Agora você já pode fazer o primeiro render. Note que a rugosidade está forte, vá em MAPS > BUMP e reduza o valor de 30 para 5 “aproximadamente”.
Para criar o RENDER FINAL, adicionamos a esta cena um cesto de bambu e um plane simulando uma mesa de madeira.
Replicamos a maçã várias vezes e adicionamos um efeito físico para que as mesmas se ajustassem ao cesto naturalmente. A luz do sol foi criada através de uma simples Daylight.
Terminamos por aqui e esperamos que as dicas sejam úteis. Um forte abraço a todos e bons estudos…
Veja o resultado final abaixo:
Faça download dos arquivos finais deste artigo no botão abaixo:
Se gostou e deseja receber mais tutoriais como este inscreva-se neste site e no canal do Youtube avalie o vídeo clicando em gostei no youtube.
Acompanhe o GFX Total no Facebook, clique aqui.
Não se esqueça de deixar seu comentário.
1 Comentário
Daniel, boa tarde,
Para este tipo de proposta que você habilitou no site, duas coisas são fundamentais para que se torne um tutorial de nível: a) Ter o passo a passo sintético, onde não pode pairar dúvidas; b) Ao final, um arquivo para consulta – .doc, .pfd, etc.
Você consegui alcançar em ambos os itens, Daniel. Ficou muuuito bom!
Super! Vou assistir, agora, a renderização
Abração fraterno,
Marcelo Baglione