Modelar Bota Lowpoly com Textura de Couro 3ds Max
Olá a todos – Sejam muito bem vindo a mais uma videoaula especial aqui do site Gfx Total.
Resultado final desta aula:
Atendendo a mais um pedido de nossos amigos vamos modelar uma bota militar (coturno) de cano longo utilizando para isso o software Autodesk 3ds Max.
A modelagem deste tipo de calçado já foi abordados em outros oportunidade mas por se tratar de um modelo diferente, resolvemos criar este novo artigo.
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O nosso amigo Christian Flávio pediu para que modelarmos e aplicarmos textura em uma bota militar.
Conforme solicitado, realizamos a modelagem lowpoly da bota a partir de uma simples referência e em seguida aplicamos um mapeamento com o modificador UnwarpUVW.
Para início, configuramos uma referência sobre o Grid do 3ds Max e aplicamos uma imagem da bota em dois ângulos diferentes.
Em seguida criamos o solado da bota com alguns detalhes incluindo o salto e o filete de costura. Depois de modelar a base, usamos a mesma para desenvolver a para de tecido (couro) que envolve os pés.
O próximo passo seria a modelagem do cadarço. Este criamos com a configuração de algumas splines junto ao modificador Spline Ik.
Para fechar o assunto de modelagem criamos a língua do calçado e revisamos algumas partes do modelo em busca de possíveis erros.
Uma vez concluída a modelagem, passamos para a parte de mapeamento e texturização com UnwarpUVW. No mapeamento usamos o Pelt Map, um recurso que abre o modelo como se fosse o couro extraído de um animal esticando-o pelas bordas.
O mesmo mapeamento foi aplicado a língua do calçado finalizando assim a parte de mapeamento.
Após a conclusão do mapeamento, verificamos a disposição através de um material Checker (Xadrez). Se o Checker estiver totalmente proporcional (quadrados iguais), significa que o mapeamento está excelente.
Para finalizar aplicamos ao modelo um material básico de couro (leather).
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