Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais um estudo completo de Texturização com o software Autodesk 3ds Max.

Neste novo artigo vamos dar prosseguimento a criação do aparelho iPhone 5s.

Na videoaula anterior falamos sobre a modelagem. Criamos o detalhamento do objeto de estudo e vimos algumas dicas para melhorar o workflow de modelagem.

Caso ainda não tenha visto, acesse este link:

Como Modelar um iPhone 5s no 3ds Max

Nesta aula vamos aprender a Mapear, texturizar e renderizar um iphone modelo 5s.

Os passos citados acima são de grande importância de qualquer projeto de computação gráfica pois eles que definem qual será o nível de realismo do resultado final.

Através desses processos podemos obter excelentes resultados em modelos que se aproximam do objeto real.

Segue abaixo um resumo do conteúdo aplicado:

Mapeamento (UVWmapping)

Apesar de parecer complicado a primeira vista, o mapeamento nada mais é do que definir a localização ou organizar uma malha de forma que seja fácil encontrar e aplicar cores (texturas) sem perder na qualidade.

Texturização

É o processo do qual aplicamos imagens para simular uma textura, cor ou efeito sobre a malha de um objeto 3D. Além das texturas, temos os mapas que definem determinados efeitos como: Bump (rugosidade), Displacement (Deformações), Reflection, Refraction, Opaticy entre outros.

Renderização

É o meio pelo qual se cria uma composição para um efeito final desejado. Esta composição reúne entre vários elementos/passos a modelagem, mapeamento, texturização e iluminação. Uma boa renderização só é possível quando todos os passos anteriores são completados com êxito.

Devido a grande necessidade de softwares de suporte para o desenvolvimento das texturas, vamos abordar o Photoshop como ferramenta principal para criar as texturas e mapas.

Baixe os arquivos criados durante a vídeo aula clicando na imagem abaixo:

BOTÃO DOWNLOAD GFX TOTAL
Baixe os arquivos desta videoaula aqui
Atenção: Os links de download funcionam somente para usuários logados.

O modelo do estudo é composto basicamente de dois materiais.

O primeiro é o vidro do display.

Um espécie de vidro negro/fumê que possui reflexos bem claros e definidos.

O segundo é o material de metal fosco. Está presente nas laterais e na tampa traseira.

Dentro destes materiais, temos a simulação do cromado/espelhado presente no logotipo e também o brilho/iluminação da tela que passa uma sensação de aparelho ligado.

materiais gfx total

Abaixo está o resultado final deste estudo. Se você gostou e deseja retribuir, curta e compartilhe este artigo nas redes sociais. Assim faremos outros tutoriais de qualidade como este e postaremos com maior frequência.

RENDER

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Assista a videoaula e diga-nos o que você achou no campo comentários no final desta página. Um forte abraço e bons estudos.

Um forte abraço a todos e bons estudos…

Mapear, Texturizar e Renderizar iPhone 5s 3ds Max Parte 01


Mapear, Texturizar e Renderizar iPhone 5s 3ds Max Parte 02


Mapear, Texturizar e Renderizar iPhone 5s 3ds Max Parte 03


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