O 3ds Max da Autodesk é uma ferramenta de modelagem 3D muito poderosa por si só. Mas o que realmente a torna uma potência é sua capacidade de usar o Maxscripts para criar macros simples para acelerar seu fluxo de trabalho.

Também devido à sua popularidade, muitas empresas terceirizadas criam plug-ins completos desde o início, compatíveis com a maioria das versões do 3ds Max.

Neste artigo listaremos 21 dos melhores scripts / plugins gratuitos e premium de toda a web que as pessoas criaram para acelerar seu fluxo de trabalho, tornar a interface do usuário mais acessível ou adicionar recursos totalmente novos ao programa.

Plugins / scripts gratuitos

Livre/Grátis/Free são as palavras favoritas para todos.

Em geral, esses scripts não são tão poderosos quanto alguns dos premium, tendo sido feitos por um indivíduo geralmente para resolver seu próprio problema que eles compartilhavam como forma de ajudar a comunidade.

Ainda assim, todos esses scripts são muito úteis para ter acesso, eu pessoalmente uso quase todos eles.

Fracture Script

Esse script faz exatamente o que diz no título: pega qualquer objeto que você aponte e o divide em tantas partes quanto você especificar.

É muito bom para fazer vidro quebrado ou quebrar partes do edifício.

Quando combinado com o mecanismo de física padrão do 3ds Max, o MassFX, ele pode produzir efeitos muito convincentes.

Sweep Profiler

Este plug-in permite fazer corrimões e acabamentos de sancas/rodatetos internos e externos para edifícios combinando o modificador de Sweep com os Shapes do 3ds Max.

Ele vem com uma biblioteca de formas predefinidas e você pode adicionar suas próprias para projetos futuros.

É uma economia enorme de tempo, pois evita que você tenha que desenhar cuidadosamente a seção transversal de seus acabamentos todas as vezes.

Merge by Layer

As camadas são uma parte importante do fluxo de trabalho no 3ds Max. O script Merge by Layer permite que você mantenha seções do seu modelo ou cenário separadas e as categorize facilmente.

Se sua cena está começando a ficar um pouco lenta, ou se você deseja exportá-la para outro software para diminuir a contagem de malhas e facilitar o controle, você pode começar a mesclar objetos.

Essa ferramenta de mesclagem por camada permite mesclar rápida e facilmente seções de sua cena em uma malha, mantendo a ordem que você definiu em suas camadas.

Rock Generator

Esse script gera rapidamente rochas que você pode usar em sua cena.

Possui vários tipos diferentes de rochas, como rochas ou superfícies erodidas. Ele ainda possui um recurso interno para criar uma versão de baixa quantidade de polígonos que já é aberta por mapas UV prontos que você pode usar em um mecanismo de jogo, por exemplo.

As rochas podem ser facilmente redimensionadas e deformadas após a geração, para que você possa fazer muitos tipos de rochas se espalharem pela sua cena.

Stone Placement Tool

Do mesmo desenvolvedor que criou o Rock Generator, esta excelente ferramenta para gerar paredes ou pisos de pedra.

Ele tem muitos parâmetros, como alterar o tamanho das paredes, a variação de tamanho entre os tijolos e suas compensações para torná-la mais natural.

Como o Rock Generator, os UVs desse script são gerados com a geometria e os mapas são automaticamente inseridos, de modo que estão prontos para uso na maioria dos mecanismos de jogos.

Weave Mesh

Este é um script simples que pode gerar tecidos de forma rápida e fácil

Modelar este tipo de objeto manualmente levaria um bom tempo, mas esse plugin o torna quase instantâneo.

Possui configurações para alterar a densidade da trama e até o formato da linha (redonda para pano ou plana para uma textura de cesta de trama).

Temos um artigo específico sobre como criar tramas como faz este script. Confira neste link Como Modelar uma Tela Metálica usando Splines no 3ds Max

Viewport Overlay Grid

Este é um plugin simples que permite gerar uma grade sobre a janela de exibição (câmera default). O 3ds Max vem com uma grade incorporada à cena, que é boa para medir e configurar a geometria, mas não é muito boa para compor uma renderização final.

Esse plug-in permite desenhar uma grade uniforme ou não uniforme sobre a janela de visualização no 3ds Max que você pode usar para colocar seus itens em relação à câmera para uma renderização final.

Também pode ser usado para criar uma moldura segura em torno da cena ou margens para ajudar a focar os olhos na peça central da cena.

Random Select

Essa ferramenta pode ser usada para selecionar aleatoriamente uma porcentagem definida de objetos em sua cena.

Isso é útil para fazer pequenas alterações de tamanho ou posição em tábuas de chão ou pavimentos de pedra, para fornecer um pouco de aleatoriedade. Também é bom para alterar os IDs de material, para que você possa variar os materiais usados.

Se as coisas parecerem perfeitas demais, elas não parecerão realistas, e essa ferramenta é excelente para ajudá-lo a quebrar essa uniformidade nas cenas.

Nuts And Bolts (Parafusos e porcas)

Ao fabricar objetos ou máquinas de metal, pode ser entediante adicionar rebites, porcas e parafusos. Mas sempre vale a pena pela maneira como apresenta o modelo final no final.

E, felizmente, este plugin facilita todo o processo!

Permite clicar apenas uma vez para adicionar porcas, parafusos ou arruelas aos seus objetos. Agora você obtém o realismo de adicioná-los à sua cena em apenas uma fração do tempo.

Também temos um artigo mostrando o passo-a-passo para modelar parafussos 3D no 3ds Max de forma rápida e eficiente. Confira neste link Como modelar parafusos e porcas no 3ds Max

UV PuppY

O UV PuppY é um plugin muito abrangente. É uma grande coleção de botões de seleção rápida que geralmente estão ocultos em vários menus no 3ds Max.

Possui uma opção de solda rápida e muitas ferramentas relacionadas ao mapeamento UV. Você pode achatar rapidamente todos os UVs em sua cena com esta ferramenta que economiza um passo quando você entra na sua janela UV para limpá-los.

Existem tantas opções neste plugin que não consigo listá-las todas. Eu recomendo que você verifique a página principal e dê uma olhada.

UV PuppY é um script de “pague o que quiser”. Você pode obtê-lo gratuitamente, mas se gostar, pode fazer uma doação aos desenvolvedores.

Se ainda não sabe fazer mapeamentos em objetos 3D. Consulte esta videoaula esclarecedora sobre o assunto: Noções de Mapeamento Orgânico 3ds Max

Premium Plugins/Scripts

Esses são scripts e plug-ins que possuem recursos tão úteis e demandados que têm um custo.

Alguns deles são considerados padrões da indústria no pacote do 3ds Max (como V-Ray ou Corona para renderização).

Essas ferramentas poderosas são muito úteis e usei boa parte delas em meu próprio trabalho.

V-Ray Renderer

O V-Ray da Chaosgroup é um mecanismo de renderização usado em muitas produções de renderização de última geração.

Possui muitos recursos poderosos que permitem renderizar cenas da maneira mais realista possível. Isso é algo que é mais difícil ou simplesmente impossível de alcançar no mecanismo de renderização padrão do 3DS Max.

Ele pode usar a renderização de CPU e GPU para aumentar a velocidade de renderização ou obter resultados mais precisos, dependendo do que você está procurando no momento.

Ele também pode usar um denoiser baseado em AI (Inteligência Artificial) que pode remover o ruído (os pontos difusos que aparecem em algumas imagens de baixa qualidade). Ele remove o ruído mais rapidamente, concentrando apenas o poder da computação nas seções da imagem em que o ruído é predominante.

Ele vem com suas próprias câmeras e luzes que simulam o fenômeno do mundo real a partir de diferentes tipos de fontes de luz ou diferentes lentes de câmera.

Seu preço é um pouco alto a US $ 380 por ano (ou £ 280 GBP), mas muitos estúdios profissionais consideram que vale o custo, dados os resultados finais.

Phoenix FD

O Phoenix FD, também do Chaosgroup, é um plug-in de simulação de fluidos baseado em partículas para uso com raios-V (embora alguns outros mecanismos de renderização sejam suportados).

Ele pode ser usado para fazer líquidos realistas completos com efeitos adicionais, como salpicos e espuma.

Também pode ser usado para simular fogo e fumaça alterando as propriedades das partículas na janela do plug-in.

Ele tem um fluxo de trabalho incrivelmente simples de aprender e excelentes resultados levaram a produções de alto nível usando-o; por exemplo, Game of Thrones da HBO.

O preço é semelhante ao do V-ray em US $ 315 por ano, mas também vale o custo se você o usar muito.

Sigershaders

Sigershaders é uma enorme biblioteca de materiais prontos para renderização para sua cena. É compatível com os mecanismos de renderização V-Ray e Corona.

Todos os materiais são organizados em pastas diferentes, para facilitar a navegação.

Todos eles têm miniaturas claras que mostram o material renderizado em alta qualidade para que você saiba exatamente o que está recebendo. A partir daí, você pode arrastar seus materiais da janela Sigershaders para a sua cena.

O custo deste plugin varia de US $ 65 a US $ 370, dependendo da versão que você deseja usar.

Itoo Forest Pack

O Forest Pack da Itoo é uma ferramenta muito útil para criar áreas florestais e florestais para suas cenas arquitetônicas.

Ele vem com várias árvores e rochas diferentes, e você pode comprar ou adicionar mais modelos próprios à sua biblioteca.

Em seguida, você pode usar o Forest Pack para dispersar os modelos selecionados desta biblioteca por uma área definida.

As opções neste plugin são surpreendentes.

Você pode definir a densidade dos objetos (criando mapas em preto e branco para definir diferentes áreas de densidade) e adicionar aleatoriedade alterando a rotação, a escala e a posição. Você alterará todas essas configurações dinamicamente na cena, pois elas só podem ser visualizadas no momento da renderização, diminuindo o poder da computação.

Atualmente, o preço do Forest Pack é de US $ 242 por um ano ou US $ 352 por três anos. Pacotes de folhagem adicionais custam entre US $ 70 e US $ 150.

Corona Renderer

O renderizador Corona é um mecanismo de renderização muito bem considerado no setor de visualização arquitetônica. Ele usa algoritmos avançados de rastreamento de caminho para criar renderizações finais fotorrealistas.

Ele usa materiais PBR que rapidamente se tornaram um padrão do setor, para que materiais fabricados em outros programas como o Substance Painter possam ser facilmente transportados.

Com isso, vem uma enorme biblioteca de materiais predefinidos que você pode usar em suas cenas.

É ainda compatível com materiais e luzes V-Ray.

Se você tiver um arquivo com os que estão dentro e não tiver uma licença V-Ray, a Corona poderá ajudar. Agora, o Corona pode usar o Phoenix FD, que era suportado apenas com Vray. Oh, como os tempos mudam. Rsrsrs

Corona é uma escolha sólida para um mecanismo de renderização e geralmente é intercambiável com o V-Ray. A vantagem que Corona tem é seu preço: apenas US $ 290 por ano em comparação aos US $ 380 do V-Ray.

InstantRig

O aparelhamento (rigging) de personagens é outra parte do mundo 3D que muitas pessoas acham entediante.

O InstantRig é um conjunto abrangente de ferramentas que podem facilitar muito o aparelhamento e a animação.

Possui ferramentas para construir facilmente plataformas esqueléticas para qualquer tipo de modelo, seja bípede, quadrúpede ou qualquer outra variação. Possui uma opção InstantSkin que permite esfolar um personagem para o equipamento em segundos, com bons resultados. Você sempre pode limpar as peças que não estão se comportando como deveriam.

Ele permite que você salve suas plataformas como protótipos, para que você não precise começar do zero o tempo todo e permite escalar os ossos e a malha de qualquer tamanho sem bagunçar os pesos, o que é um problema comum em outras soluções. .

É vendido a uma taxa única de licença de US $ 99, por isso é um ótimo complemento para evitar as taxas recorrentes mensais que vemos com tanta frequência.

Fast Housing/Architecture

Este é outro plugin bom para preencher o plano de fundo das renderizações arquitetônicas.

Esses são dois plugins diferentes, mas são criados pelo mesmo desenvolvedor e fazem amplamente a mesma coisa.

O Fast Housing gera casas que são boas para um ambiente suburbano, enquanto o Fast Architecture é melhor para arranha-céus nos ambientes urbanos modernos.

Ambos usam malhas geradas proceduralmente que são facilmente personalizáveis a partir dos menus que acompanham os scripts. É a maneira mais fácil de preencher uma cena com prédios bonitos para destacar sua peça central.

Os preços desses dois plugins são muito razoáveis, com apenas US $ 25 cada

PolyDetail 2

O PolyDetail 2 é um plug-in que você pode usar para desenhar detalhes ornamentais em móveis ou cerâmica.

Ele oferece várias opções e malhas diferentes que você pode desenhar de maneira processual para criar seus próprios designs complexos. Ele vem com 12 pincéis padrão, com a opção de adicionar o seu próprio para que as possibilidades sejam infinitas.

Embora este tipo de modelagem seja complexo, é bom saber fazer para ter maior independência como modelador 3D. Confira nosso tutorial gratuito mostrando como criar entalhes de decorações estilo Vine com curvas perfeitas: Como Modelar Ornamentos Decorativos no 3ds Max

Atualmente, este plugin custa US $ 39, com a opção de pagar um preço mais baixo para o desenvolvedor considerar.

WebGL Exporter

O WebGL é uma nova maneira interessante de renderizar conteúdo 3D interativo diretamente em um navegador da web. Foi lançado em 2017 e atualmente é desenvolvido pela Mozilla.

É muito bom para exibir seus modelos on-line e é usado em sites de ativos 3D como o Sketchfab para exibir modelos renderizados em 3D diretamente no navegador (em tempo real!)

A capacidade de exportar esse formato diretamente do 3ds Max pode ser muito útil se você estiver criando um site que exija nele uma mídia 3D interativa. Ou se você quiser apenas brincar um pouco com a estrutura WebGL.

O preço deste plugin é de US $ 79, o que pode valer a pena se você precisar fazer isso com frequência. Caso contrário, é melhor usar algo como o Unity para fazer isso de graça (supondo que você não se importe com o logotipo deles no seu trabalho).

V-Ray Material Converter

O V-Ray é um mecanismo de renderização muito comum. Isso significa que você pode obter cenas que possuem materiais V-Ray que você precisa converter em materiais padrão para poder usá-los, ou você pode ter materiais padrão e deseja convertê-los para renderizar no V-Ray você mesmo.

Converter materiais manualmente é uma dor. Especialmente em cenas maiores, onde a quantidade de materiais pode chegar às centenas, por isso, ter esta ferramenta para fazer isso automaticamente para você economiza tempo real.

O preço também é bem acessível, apenas US $ 24.

Poly Snow

Este plugin permite adicionar neve realista às suas cenas. Parece um plugin de uso muito limitado, mas certamente útil em alguns casos.

Possui configurações para simular a queda de neve automaticamente em suas cenas e você pode usar parâmetros personalizados para torná-la tão leve ou pesada quanto desejar. Se o resultado não for exatamente o que você deseja, ele ainda tem a opção de pintar com sua própria neve, que pode ser mesclada à neve existente para criar montes sem costura.

Atualmente, este plugin tem um preço de US $ 39, com a opção de oferecer um preço mais baixo, se você desejar.

PolyDamage

As formas geométricas 3D possuem cantos perfeitos. Porém, no mundo real os objetos nem sempre são assim. Criar imperfeições em canto e superfícies pode tornar o seu render muito mais realista.

O Script PolyDamage faz exatamente isso. Com configurações simplificadas você poderá aplicar desgastes em cantos de forma rápida e objetiva.

Recentemente criamos um artigo ensinando a fraturar e fragmentar modelos 3D sem uso de scripts ou plugins. Confira aqui: Como Fragmentar Qualquer Objeto 3D no 3ds Max

Atualmente, este plugin tem um preço de US $ 49 com licença Royalty Free.

Conclusão

Espero que você tenha encontrado algumas ferramentas úteis nesta lista para ajudar no seu fluxo de trabalho de modelagem. Alguns deles se tornaram tão essenciais para nosso processo de modelagem e renderização que temos dificuldade de viver sem eles.

Dica rápida: os scripts geralmente são arquivos muito pequenos e podem ser bastante difíceis de rastrear se você os perder ou se o site em que eles foram hospedados inicialmente for desativado. Por esse motivo, sugiro fazer vários backups de todos os scripts que você usa regularmente apenas por segurança.

Se houver algo em particular que você esteja procurando, que não foi mencionado neste artigo, recomendamos o site Scriptspot que é realmente útil para pesquisar plug-ins semelhantes do 3ds Max.