Se lembra qual versão do Max usou pela primeira vez?

O 3ds Max da Autodesk está comemorando seu 30º aniversário este ano. A ferramenta de modelagem 3D, animação e efeitos visuais passou por várias encarnações – você também pode conhecê-lo como 3D Studio ou 3D Studio MAX.

Achei que seria divertido relatar a história do 3ds Max em forma visual, incluindo vídeos e imagens das últimas três décadas. Obviamente, houve muitos colaboradores importantes para Max desde o início até hoje – esse detalhamento não pretende ser uma descrição exaustiva do desenvolvimento do software.

Acompanhe enquanto voltamos no tempo com o aplicativo 3D. Eu ficaria realmente interessado em saber qual versão do 3ds Max você pode ter começado a usar …


1988

O cineasta Gary Yost e sua equipe de engenharia do Yost Group criam um protótipo do 3D Studio. O novo projeto recebeu o codinome THUD (em homenagem ao programador Tom Hudson).

Para uma análise abrangente da pré-história da ferramenta, confira essas entrevistas com Gary Yost e Tom Hudson na CG Press. Há também uma visão nas origens relacionadas ao Atari do 3D Studio (por meio de uma ferramenta chamada ‘Solid States’, criada para máquinas Atari de 8 bits e escrita em BASIC).


1990

No ano de 1990 foi publicado pela Autodesk o 3D Studio para o sistema operacional de disco (DOS).

O aplicativo incluiu inicialmente quatro módulos (Shaper, Lofter, Editor e Material Editor) e, em seguida, um módulo de quadro-chave.

Quarto entediado (1990) 3D Studio vídeo promocional

Pilar (1990) 3D Studio vídeo promocional


1994

Yost Group, 1994. (L-R) Don Brittain, Tom Hudson, Rolf Berteig, Gary Yost, Jack Powell, Dan Silva.

O 3D Studio R4 apresenta aspectos que prenunciam a arquitetura de plug-in pesado do 3ds Max e marcam o início da comunidade de desenvolvimento de terceiros em torno do software.

Brincando no 3D Studio R4: Renderizando arquivos de amostra


1996

A Autodesk renomeia sua divisão de multimídia para Kinetix. O 3D Studio MAX é o principal produto da divisão. ‘Baby cha-cha’ se torna viral, desencadeando a mania de animação de bebês dançando. Foi lançado no outono de 1996 como um arquivo de origem de amostra de produto (sk_baby.max) com o Character Studio do Kinetix e, mais tarde, ressurgiu em um episódio de Ally McBeal.

Este ano, a Autodesk lança o 3D Studio MAX na plataforma Windows de 32 bits com animação em tempo real na janela de exibição. O 3D Studio MAX R1.1 também apresenta a inclusão da renderização em rede e do SDK, que abre a porta para novos plug-ins.

3D STUDIO MAX KINETIX DEMO 1996


1997

O MAXScript faz sua primeira aparição com o lançamento do 3D Studio MAX R2. A linguagem de computação permite que os usuários criem ferramentas no topo do 3D Studio MAX.

O MAX R2 foi um dos maiores lançamentos da história da ferramenta. Lost in Space é o primeiro filme a usar o 3D Studio MAX R2 para VFX. Tomb Raider II é lançado este ano, no qual cenas cortadas utilizam fortemente o MAX.

KINETIX 3DS Max R2 Attract Video


2001

O Discreet 3ds Max 4 chega às prateleiras, incorporando os recursos adquiridos com a aquisição da Discreet Logic da Autodesk em 1999, incluindo o estúdio de personagens bípedes que permanece no software atualmente, uma arquitetura extensível de animação de personagens, ferramentas avançadas de desenvolvimento de jogos, ferramentas avançadas de desenvolvimento de jogos, ampla produtividade de renderização com o Active Shader e Mais.

Nova Interface 3ds Max – Discreet 3ds Max 4

O curta-metragem Fifty Percent Gray, produzido com o 3ds Max, é indicado para Melhor Curta-metragem Animada no Oscar. É lançado o primeiro videogame Halo, também criado com o auxílio do 3ds Max.


2003

À medida que o renderizador Mental Ray ganha força entre os profissionais de animação, efeitos visuais e desenvolvimento de jogos, o Discreet 3ds Max 6 é lançado com o suporte do Mental Ray, entre outros novos recursos como o Particle Flow para simulações de partículas, que ampliam o uso do produto para animação processual.

Les Triplettes de Belleville, um filme de animação feito em parte com o 3ds Max, recebe dois acenos do Oscar, enquanto Final Destination 2 choca os espectadores com um enorme acidente de automóvel causado por toras que saem de uma mesa, uma cena icônica criada na Digital Dimension com 3ds Máx.


2005

O 3ds Max 8 avança o conjunto de ferramentas de animação de caracteres (CAT) integrado do software além do Biped, permitindo que os artistas criem criaturas com ferramentas avançadas de rigging.

O lançamento também apresentou desenvolvimentos em mixagem e redirecionamento de movimento, cabelos e peles, tecidos, modelagem e texturização, mapeamento de peles UV e suporte a DirectX e .fx.

Gopher Broke, do Blur Studio, grande usuário do 3ds Max, é indicado ao prêmio de Melhor Curta de Animação da Academia.


2006

O suporte de 64 bits chega ao 3ds Max com o lançamento do 3ds Max 9, permitindo que os artistas trabalhem mais facilmente com grandes conjuntos de dados, reduzindo o volume de passes de renderização necessários.

O 3ds Max é usado para visualizar o novo One World Trade Center usando dados do AutoCAD e Revit e exibir a maior estrutura da época, o Dallas Cowboys Stadium.

Abaixo temos um vídeo curso publicado pelo site linda.com demonstrando uma visão geral do programa.

3ds Max 9: Apresentando a interface (lynda.com) Visão geral

https://youtu.be/tYomIp023d8

2008

No final do ano de 2008 a Autodesk lança o 3ds Max Design versão 2009 para arquitetura, engenharia e construção (AEC), uma versão separada do 3ds Max 2009 para animação e VFX.

Os lançamentos apresentam uma nova biblioteca de ativos ProMaterials para simular superfícies do mundo real, aprimoramentos de bípedes, novas ferramentas de edição UV, importação e exportação aprimoradas de formatos de arquivo OBJ e Autodesk FBX e tecnologia reconhecida de carregamento de cenas.

O 3ds Max leva para casa um prêmio de tecnologia e engenharia na categoria “Ferramentas de criação de conteúdo visual digital e seu impacto” da Academia Nacional de Artes e Ciências da Televisão.


2010

O Nitrous Viewport do 3ds Max vem com o lançamento do 3ds Max 2011 e do 3ds Max Design 2011. O novo recurso possibilita a geração de imagens a partir do visor que espelha mais de perto a renderização final, além de acelerar o tempo de renderização.

Viewport Canvas toolset — 3ds Max 2011 New Features


2012

O 3ds Max 2013 e o 3ds Max Design 2013 oferecem experiências interativas de renderização para um desenvolvimento mais visual com o suporte do ActiveShade no Iray; um novo sistema de passe de renderização.

3ds Max and 3ds Max Design 2013: ActiveShade Interactive iray Rendering


2013

O aumento da demanda de artistas e estúdios solicita o lançamento de um novo recurso Preencher no 3ds Max 2014 e no 3ds Max Design 2014, facilitando a animação de ciclos de caminhada e multidões para uma aparência mais autêntica.

O lançamento também incluiu suporte expandido para plug-ins de terceiros, entre outros aprimoramentos de desempenho da porta de visualização.

3ds Max 2014 New Features: Populate

2014

Os scripts Python chegam no 3ds Max 2015 e no 3ds Max Design 2015, uma versão que também permite que os usuários criem ativos mais autênticos usando conjuntos de dados maciços capturados com nuvens de pontos em uma época em que a técnica de varredura de objetos do mundo real para referência de modelagem está em uso.

3ds Max 2015: Driven By You

2015

O 3ds Max 2016 retorna ao “One Max”, recursos de rolagem para AEC e M&E em um único produto e apresenta um novo conjunto de ferramentas Max Creation Graph baseado em nó, suporte para fluxos de trabalho de animação não destrutivos no XRef, suporte OpenSubdiv, novo espaço de trabalho de design e sistema de modelos sob demanda, um novo seqüenciador de câmera e muito mais.

3ds Max 2016 – Overview

2017

O 3ds Max 2018 estreia com recursos que abordam o feedback do cliente, incluindo Smart Asset Packaging, espaços de trabalho personalizáveis, Blended Box Map, plug-in MAXtoA 1.0 e Data Channel Modifier, caminhos de movimento para visualizar a animação como uma trajetória de Bezier na viewport e Max to Autodesk View ( LMV) serviços de nuvem de tradução.

3ds Max 2018 Update 3 featuring Max Fluids

2018

O Autodesk M&E adota o código aberto com o 3ds Max 2019, adicionando suporte a Open Shading Language (OSL) e melhorando o fluxo de trabalho do Alembic.

A versão também inclui um sistema de fluidos baseado em Bifrost com predefinições para tipos de fluidos normalmente usados, E / S de arquivo, MCG e 11 novas ferramentas de spline.

3ds Max 2019 – Overview

2019

O 3ds Max 2020 alivia gargalos comuns na modelagem de detalhes, apresentando recursos atualizados para criar os melhores chanfros da classe em termos processuais e atualizações de animação para gerar visualizações a partir da janela de visualização, além de uma melhor interoperabilidade com modelos CAD e mais texturas processuais prontas para uso . Aprimoramentos gerais de estabilidade e desempenho também aceleram o processo de criação de conteúdo.

3ds Max 2020 – Feature Updates

2020

O Autodesk 3ds Max 2021 apresenta novas ferramentas para Baking e Instalação de Textura, aprimoramentos na Viewport e aprimoramentos nas ferramentas Substance, importação de ProSound e SketchUp. A instalação e a renderização são feitas mais rapidamente, enquanto o 3ds Max Python 3 agora é definido como intérprete padrão do Python.

A Autodesk também lançou hoje o 3ds Max 2021.1, que continua em várias dessas melhorias. Para obter mais informações sobre todas as novidades do 3ds Max, confira o roteiro público de 2021.

3ds Max 2021

Então, olhando para todos esses lançamentos, com qual deles você começou?

Deixe seu comentário. 👇😁