Fragmentar objetos 3D no 3ds Max (Picolé com Cobertura)
Pedido dos Alunos
Olá a todos. Sejam muito bem-vindos a mais uma videoaula de Computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total. Respondendo a mais um pedido de nossos alunos inscritos vamos mostrar como Fragmentar objetos 3D no 3ds Max. Como exemplo de referência faremos um Picolé com o cobertura de chocolate quebrando em pequenos pedaços.
Este tutorial foi um pedido de nosso aluno André que tem dúvidas como como fragmentar a cobertura de chocolate.
Gostaria de saber como fazer essas partes quebradas do picolé. ( se você perceber elas se encaixam perfeitamente de onde saíram)
Aluno André
E falando em chocolate, temos uma videoaula mostrando como modelar um Bolo de Chocolate além de criar os materiais e renderizar. Caso tenho interesse em aprender também clique neste link: Como criar bolo de chocolate 3D no 3ds Max e V-Ray
Existem muitas formas de se fazer esta fragmentação no 3ds Max. O método que usaremos nesta aula é o recorte de superfícies usando a ferramenta ProCutter.
O ProCutter é um recurso similar ao Boolean ou ProBoolean. Capaz de recortar a fragmentar superfícies 3D o ProCutter é bem intuitivo e possui algumas variações de recorte que veremos melhor durante a videoaula.
Portanto, lembre-se deste recurso toda vez que precisar recortar, fragmentar ou dividir qualquer modelo 3D que estiver criando.