Criar Smartphone 3D no Autodesk 3ds Max
Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma videoaula especial onde iremos te ensinar a criar um smartphone 3D através de várias etapas incluindo: modelagem 3D, mapeamento, texturização, iluminação, animação e render com V-Ray.
Este modelo foi solicitado por nossos alunos e por isso decidimos por criar este produto 3D com todos os detalhes.
Durante esta videoaula de Autodesk 3ds Max vamos aprender a criar modelos 3D complexos a partir de simples objetos primitivos.
Caso seja novo aqui na nossa comunidade de Designers, recomendamos que assista ao vídeo de Introdução ao Autodesk 3Ds Max com os Primeiros Passos para começar a modelar objetos 3D.
O primeiro passo será a seleção de imagens de referência para que possamos comparar e verificar detalhes disponíveis nos modelos reais. Depois de separar as melhores imagens de referência podemos dar início a modelagem do Smartphone 3D.
Criamos também uma imagem proporcional que servirá como referência principal. Vamos aplicar esta imagem principal em um plane dentro do 3ds Max para modelarmos o aparelho.
OBS: Caso opte por usar as mesmas imagens da nossa videoaula vá até o final desta página e baixe os arquivos.
Para iniciar a modelagem vamos criar um box retangular na mesma medida do aparelho com base nas referências (Fotografias) selecionadas.
Com a ajuda de modificadores faremos várias transformações e edições na superfície da primitiva box. Entre os principais modificadores que serão utilizados podemos destacar o EditPoly, TurboSmooth, Symmetry e Shell.
Começando pelo EditPoly, faremos divisões (connects) na horizontal e vertical afim de detalhar melhor a superfície.
Em seguida Aplicaremos o modificador TurboSmooth para arredondar os cantos formando assim a base do modelo.
Agora já podemos extrair a moldura (frame) do aparelho selecionando as laterais do modelo base. Será necessário fazer alguns ajustes para que a borda tenha ondulações semelhantes às que vemos nas fotografias de referência.
Para que os quatro cantos fiquem iguais, aplicaremos o modificador “Symmetry” distribuindo a simetria por igual. Desta forma os quatro cantos irão receber as mesmas alterações.
Depois de criarmos a moldura semelhante à que vemos nas referências, podemos passar para o detalhamento fino.
O detalhamento fino será a modelagem dos pequenos detalhes incluindo entradas do plug de energia, entrada do microSim além das saídas de áudio composta por seis buracos circulares.
Por fim, faremos alguns ajustes na moldura para que acompanhe perfeitamente o desenho da tela. Tudo isso e mais um pouco você acompanhará neste vídeo de modelagem 3D.
Em breve faremos a continuação mostrando o mapeamento, texturização, materiais, animação da tela e renderização. Mas para isso, contamos com sua participação.
Curta e compartilhe nas suas redes sociais. Se estiver chegando agora, convidamos você para se inscrever em nosso canal. Ative o “sino” para ser notificado toda vez que tiver novos conteúdos.
Em caso de dúvidas use o campo de Comentários informando o “minuto” que ficou em dúvida. Se for possível, envie links, print ou vídeos para nos ajudar a entender melhor sua dúvida.
No mais, aproveitem o conteúdo da videoaula. Um forte abraço e bons estudos…