A produção 3D é o resultado de muito trabalho divido em etapas.

Estas divisões são definidas por etapas e o conjunto destas etapas é o que chamamos de resultado final.

Para criamos um modelo em três dimensões que tenha como principais características o realismo e a qualidade topológica é necessário seguir algumas recomendações (Boas práticas).

Neste artigo veremos como criar um martelo 3D usando para isso o software Autodesk 3ds Max.

O martelo é um item geralmente usado por profissionais da carpintaria e também para uso doméstico quando se pretende fazer alguma manutenção em móveis, residência ou até mesmo pendurar um quadro na parede.

Veja abaixo algumas dicas de como conseguir bons resultados na criação de modelos como este.

CONSIGA BOAS REFERÊNCIAS

Quando mais jovem e ainda cursava o ensino fundamental, um mestre do qual tinha grande respeito disse a seguinte frase: Busque sempre boas referências e futuramente você poderá ser a referência de alguém.

Aquela frase parecia não fazer sentido mas a medida que fui crescendo, percebi exatamente o propósito.

Assim como nos espelhamos à aquelas pessoas das quais admiramos, nossos modelos 3D também podem se espelhar em boas referências.

Nelas sempre vamos encontrar todas informações que precisamos.

Quando estudamos um modelo antes de iniciar a modelagem 3D, temos uma certa facilidade.

Isso ocorre porque gravamos as características das imagens, fotos, vídeos e textos referenciais. Por consequência aplicamos aos modelos todos os detalhes fornecidos pelas referências.

Portanto, busque o máximo de informação sobre aquilo que deseja criar antes mesmo de começar.

As chances de obter um excelente resultado serão muito maiores.

MANTENHA O FLUXO DA TOPOLOGIA

Ao começar a modelagem, precisamos pensar em quais serão os caminhos da malha.

A boa topologia é aquela que além de limpa, também é bem distribuída e segue o fluxo.

Por sua vez, a malha bem distribuída é sempre mais fácil para realizar alterações.

Além disso, temos facilidade em criar outras etapas como mapeamento, animação e até exportação para outros softwares.

EFEITOS DE SUPERFÍCIE

Os modelos 3D mais bem posicionados são aqueles que dispões de maior quantidade de informação.

Para um material de madeira, por exemplo, não basta apenas adicionar uma textura simples.

É necessário que além da cor, esta textura deve estar bem distribuída na superfície do modelo além dos efeitos extras.

Estes efeitos são capazes de gerar elevações, rugosidades, brilhos, reflexos, transparências e muitos outros mapas.

Só mais uma coisa antes de estudarmos esta aula!

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Assista agora a videoaula para aperfeiçoar e aproveita pra dizer pra gente quais assuntos você gostaria de ver por aqui no Gfx Total?! Um forte abraço e bons estudos =D

Criando um Martelo 3D Autodesk 3ds Max (Parte 01)

Criando um Martelo 3D Autodesk 3ds Max (Parte 02)

Criando um Martelo 3D Autodesk 3ds Max (Parte 03)

Criando um Martelo 3D Autodesk 3ds Max (Parte 04)

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