Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais um artigo especial de Computação e Design Gráfico.

Hoje você vai aprender com uma dica de ouro a efetuar correções de imagens através da Correção de Gamma (Gamma Correction) e extrair o máximo de realismo de seus projetos. E de quebra, vamos aprender um pouco mais sobre configuração de materiais, iluminação e Render.

Antes de aprender sobre como corrigir o efeito gamma, é necessário que você entenda o que é e quando acontece.

O QUE É CONTROLE DE GAMMA?

O efeito ou controle de gamma é usado principalmente para corrigir o brilho de imagens que são exibidas em uma tela de computador. As imagens que não são corrigidas podem aparecer esbranquiçadas ou muito escuras.

Este controle pode ser aplicado a um material ou objeto específico afim de deixar a cor mais intensa/viva ou suavemente pálida.

VEJA ALGUNS EXEMPLOS DE GAMMA CORRECTION

Na imagem abaixo temos um comparativo com uma imagem de uma cozinha. Se observamos bem atentamente podemos notar que existe uma névoa esbranquiçada cobrindo toda a imagem. Clique na imagem para ampliar:

Esta névoa deixa a imagem sem contraste e como resultado, um render que não passa confiança.

Agora, veja abaixo a mesma imagem, porém com correção de gamma. A sensação 3D é aumentada pela nitidez e detalhes.

É claro que o primeiro gamma também pode ser usado. Isso depende muito da percepção e intenção do Design que cria tais renderizações, pois toda imagem sempre tem algo a dizer.

Outro exemplo: Se minha intenção é renderizar um jardim ou ambiente externo cuja finalidade é mostrar um amanhecer, posso usar o gamma alto para simular o dia nublado com uma luz bem neutra.

COMO APLICAR O GAMMA NO RENDER?

Para exemplificar a aplicação de gamma, criamos uma simples cena com uma base, um objeto decorativo (urso geométrico) e um plano de fundo.

>>> Para acompanhar este estudo Faça o download dos arquivos de exemplo ou use modelos simples como uma teapot ou uma torusknot.

BOTÃO DOWNLOAD GFX TOTAL
Baixe os arquivos desta videoaula aqui
Atenção: Os links de download funcionam somente para usuários logados.

Para começar, vamos ativar o renderizador V-Ray e configurar os primeiros materiais. Vá em render setup (F10) e habilite o renderizador V-Ray.

Se você ainda não tem, baixe uma versão de teste de 30 dias. Visite este link para conhecer as novas funcionalidades do V-Ray e baixar sua versão. Novidades sobre o Renderizador V-Ray Next v4.1

Nós estamos utilizando a versão Next mas você pode realizar este estudo em qualquer versão do V-Ray ou até mesmo outro renderizador. A maioria dos renderizadores possuem opção de gama correction.

CONFIGURANDO OS MATERIAIS

O próximo passo será a criação dos materiais. Abra o editor de materiais Compacto (atalho M) e troque o material de Standard para V-RayMTL.

O primeiro material será do objeto decorativo (urso geométrico).

1-Adicione o nome no slot de Material Urso.

2-Em Diffuse coloque uma cor que desejar. Nós colocamos a cor preto pois evidencia mais os reflexos que serão adicionados no passo seguinte.

3-Em Reflect, coloque um cor cinza bem claro, quase branco.

O próximo material será a base. Vamos adicionar uma textura de madeira simulando um móvel tipo mesa, aparador, rack, etc.

Vá para o próximo slot e adicione mais um V-RayMtl. Renomeie o material como Base Madeira e adicione a textura de madeira clicando no botão Material Map browser ao lado de diffuse.

OBS: Pode usar a textura que desejar ou use a mesma que aplicamos baixando os arquivos deste tutorial.

No canal Reflect, adicione um mapa de reflexo de acordo com a textura usada.

Agora role o Editor de Materiais até o menu Maps. Lá você vai encontrar os canais bump e displace.

Em bump, clique na caixa none e escolha V-RayColor2Bump. Já dentro do material V-RayColor2Bump clique em Bitmap e adicione um normalBump da sua textura.

Volte ao menu principal do material clicando em Go to Parent e vá até o antepenúltimo canal displace.

Coloque o valor do displace em 5 para reduzir a intensidade pois este canal deforma o modelo de acordo com a textura adicionada.

Pronto! O material da base já está concluído.

Agora basta adicionar uma imagem ao plano de fundo para simular um ambiente.

ILUMINAÇÃO

Para começar a configurar a iluminação do zero, vamos desativar o gamma geral do 3ds Max. Vá no menu Customize > preferences e desabilite o Gamma and LUT.

De acordo do a nossa imagem de fundo, a maior parte da iluminação vem do lado esquerdo partindo da janela.

Para manter a lógica da imagem de fundo, criamos um luz portal (V-Ray Light) com valor 10 em multiplier.

HORA DE RENDERIZAR

Já podemos fazer nosso primeiro render de teste. Clique no botão render ou o atalho F9.

Na janela de renderização, na parte inferior, desabilite a correção automática de exposição através do botão Display Colors in sRGB.

Agora que saímos do piloto automático, vá em render Setup (F10) > aba V-Ray > menu Color Mapping > e em type coloque Gamma Correction. Em seguida ajuste o valor multiplier e faça testes até obter um bom resultado.

Veja como a madeira assim como todos os outros objetos em cena ficam mais nítidos e com reflexos fisicamente corretos.

Agora você já pode fazer renders muito mais realistas. Comente no final desta página e aproveita pra dizer pra gente quais assuntos você gostaria de ver por aqui no Gfx Total?! Um forte abraço e bons estudos =D


Mostre o seu talento para todo mundo!

Poste seus projetos nas redes sociais com a hashtag #TutoriaisGfxTotal e receba nossa avaliação.