Conheça o plugin RailClone 4.0 iToo Software para 3ds Max
O iToo Software atualizou o RailClone para a versão 4.0. A atualização mais recente do seu plugin de modelagem paramétrica para o 3ds Max.
A atualização adiciona suporte para geradores aninhados, um novo modificador RC Spline, um modo de exibição de janela rápida Mesh para trabalhar com cenas grandes, além de muitas melhorias no fluxo de trabalho.
Geradores aninhados criam matrizes de geometria mais complexas
Novos recursos no RailClone 4.0 incluem a opção de aninhar geradores, possibilitando a geração de matrizes mais complexas de componentes de modelo.
Um exemplo mostrado no Total Chaos mostrou o recurso usado para gerar um candelabro, com um gerador usado para distribuir as lâmpadas penduradas em uma matriz circular e outro para variar os comprimentos dos cabos.
As propriedades do gerador aninhado podem ser acessadas diretamente de dentro do gerador pai, tanto no gráfico do nó quanto no painel Modificar.
Novo modificador RC Spline ajuda a distribuir peças do modelo ao longo de splines
Outro novo recurso é o modificador RC Spline, que permite aos usuários distribuir os componentes do modelo em posições arbitrárias ao longo de um spline, em vez de espaçá-los uniformemente.
A demonstração do Total Chaos mostrou o sistema em uso para controlar a distribuição de janelas ao longo de uma parede.
Os marcadores ao longo do spline podem conter dados, permitindo que os usuários controlem as propriedades de componentes individuais do modelo e movam-se com o próprio spline. O recurso funciona com splines X e Y.
Melhores fluxos de trabalho para atribuir materiais e manipular geometria
As melhorias no fluxo de trabalho incluem melhor manuseio dos materiais: não é mais necessário criar um único material de multi / subobjeto para um sistema RailClone.
A alteração deve facilitar a execução de tarefas como o uso do RailClone para distribuir ativos em estoque, como carros que vêm com vários materiais de multi / subobjetos.
Uma nova opção Usar material de segmento no painel Modificar seleciona as texturas para cada ativo automaticamente.
Outras alterações incluem capeamento automático de furos criados na geometria pelo Clipping Splines, suporte para alinhamento de eixo local no operador Transform e um fluxo de trabalho “mais intuitivo” para o operador Compose.
Novo modo de exibição de malha rápida para cenas complexas
As alterações na viewport incluem um novo modo de exibição do Quick Mesh como uma casa intermediária entre a qualidade total e uma nuvem de pontos ou exibição de caixa delimitadora ao trabalhar com muita geometria instanciada
A atualização também apresenta suporte para telas Hi-DPI.
Aprimoramentos de usabilidade no Editor de estilos
Também houve várias melhorias de UX no editor de estilo do RailClone: inserir um nó no meio de um fio no gráfico agora o conecta automaticamente, enquanto a remoção cura as conexões.
Há também uma nova opção Selecionar todos os filhos no menu contextual ao selecionar um nó.
Outras mudanças incluem a opção de encaixar nós em uma grade subjacente para manter os gráficos organizados e nomes exclusivos para cada nó no gráfico, facilitando a referência em configurações complexas.
Além dos recursos listados acima, a atualização apresenta uma nova janela Estatísticas para identificar gargalos nas cenas.
O iToo também publicou descrições e vídeos detalhados dos novos recursos em seu site, que você pode encontrar através do link abaixo.
Preços e disponibilidade
O RailClone 4.0 está disponível para o 3ds Max 2013+. O suporte a recursos varia entre os renderizadores compatíveis. Novas licenças começam em € 220 (cerca de R$ 1.319,75), incluindo um ano de suporte.
Também há uma edição Lite gratuita e limitada por recursos do plugin. Todos os novos recursos do RailClone 4.0 estão disponíveis na edição Lite, além de geradores aninhados.