A Autodesk lançou o Flame® 2021, introduzindo novos recursos destinados a inovar e acelerar os fluxos de trabalho criativos para efeitos visuais, classificação de cores, desenvolvimento de aparência e acabamento editorial.

Flame 2021 aumenta a flexibilidade do fluxo de trabalho para artistas e expande os recursos de IA (Inteligência Artificial) com a nova segmentação de rosto humano com aprendizado de máquina e simplifica o acabamento para serviços de streaming com nova funcionalidade para criação e exibição de Dolby Vision HDR.

De acordo com a demanda popular, o lançamento também adiciona um novo efeito de desfoque físico acelerado por GPU, bem como aprimoramentos de acabamento para facilitar o ajuste da aparência em várias fotos, compartilhar atualizações com os clientes e criar um trabalho bonito e mais rápido.

“O Flame permite que os artistas criem na velocidade do pensamento – seja repetindo rapidamente as críticas dos clientes, adicionando retoques nas tomadas ou criando um conteúdo bonito que atenda aos padrões modernos de streaming”, disse Will Harris, gerente de linha de produtos da Flame Family. “Esta versão mais recente continua a se basear em poderosos fluxos de trabalho de VFX e acabamento no Flame com novos recursos que suportam os mais recentes padrões HDR e integram ainda mais usos da IA. para acelerar o processo criativo “.

Útil para composição, classificação de cores e trabalho de beleza cosmética, a ferramenta de segmentação de rosto baseada em IA automatiza todo o rastreamento e identifica e isola os recursos faciais, incluindo nariz, olhos, boca, linhas de expressão e maçãs do rosto, para posterior manipulação.

Os algoritmos de correspondência de faces também são capazes de tarefas especializadas, incluindo isolamento específico de toupeira ou cicatriz, por meio de fluxos de trabalho de layout personalizados.

Isso se baseia na poderosa IA da Flame. conjunto de recursos lançado em abril de 2019, com algoritmos de análise de aprendizado de máquina integrados para isolar e modificar objetos comuns em cenas em movimento, acelerando drasticamente os fluxos de trabalho de composição e efeitos visuais.

Para atender à crescente demanda por masterização de conteúdo HDR, impulsionada pelos serviços de streaming OTT, o Flame 2021 apresenta um novo e poderoso fluxo de trabalho de criação e exibição de Dolby Vision HDR.

Isso permite que o Flame importe, crie, exiba e exporte metadados animados de tiro a tiro do Dolby Vision HDR, simplificando a criação e a entrega das imagens mais vibrantes, vívidas e de alta faixa dinâmica exigidas pelos principais serviços de streaming OTT.

A atualização também expande a colaboração com o Autodesk Luster e outras ferramentas de classificação de cores certificadas pela Dolby, permitindo a importação / exportação de metadados XML.

Os novos recursos da Família Flame 2021 incluem:

● Segmentação de rosto humano de aprendizado de máquina: Um novo manipulador semântico introduz a capacidade de isolar e extrair alfa foscos para pele, olhos, lábios, nariz e recursos faciais adicionais via IA. e aprendizado de máquina sem rastreamento manual necessário.

● Fluxo de trabalho de criação e exibição de Dolby Vision HDR: a nova implementação do HDR Dolby Vision permite a importação / exportação de metadados XML para fluxos de trabalho colaborativos; adiciona ajuste de análise Dolby e exibição de exibição de alvo no Flame; e introduz o tunelamento de metadados eCMU, iCMU e HDMI para exibir conteúdo HDR através de monitores SDR e TVs compatíveis com Dolby. Além disso, a linha do tempo de edição multicamada da Flame agora inclui uma faixa HDR para manter os metadados do Dolby Vision sincronizados, fazer alterações de última hora na edição, finalizar transições e integrar gráficos.

● Desfocagem física: um novo Efeito de desfocagem acelerado por GPU facilita a adição de profundidade de campo às fotos e pode ser usado no Lote como um nó Matchbox autônomo ou no Seletivo de imagem em combinação com um mapa de profundidade AOV gerado. Escolha entre os modelos de foco da câmera físico e de ação ou crie modelos personalizados ajustando os atributos. O artefato da lente e a aberração cromática radial podem ser personalizados para atingir o nível e a qualidade do desfoque fora de foco desejado, as Fatias de profundidade podem ser aumentadas e combinadas para obter mais granularidade de foco, e os realces podem ser destacados usando uma seleção de atributos Bokeh e modelos de ruído da lente.

● Salvar e recuperar a classificação de cores e o VFX: salve e recupere rapidamente a classificação de cores e o trabalho de VFX no novo Explorer, uma “bandeja de classificação” dedicada e uma área de comparação de referência para dar suporte aos fluxos de trabalho dos artistas.

● Área de visualização: um novo modo de visualização de vídeo compartilha as visualizações de artistas, incluindo storyboard, gerente e esquema, em monitores de visualização SDI ou HDMI. No modo de transmissão, agora Gmasks podem ser observados na área de visualização durante a edição, juntamente com outras ferramentas que você manipula diretamente.

● Formas pré-fabricadas do GMask: Novas formas pré-fabricadas do GMask com suavidade estão disponíveis para coloristas, compositores e artistas finalistas de efeitos visuais nos nós de imagem e ação.

Para dar uma primeira olhada no Flame 2021 e discutir as atualizações mais recentes de ferramentas para fluxos de trabalho de artistas, a Autodesk realizará um próximo seminário on-line no dia 28 de abril com Andy Milkis, diretor de efeitos visuais e tecnologia da LVLY e co-fundador do New York Flame Grupo de usuários. Os participantes interessados ​​podem se inscrever para participar do evento virtual gratuito.

Para mais informações acesse Flame 3D visual effects (VFX), finishing, and color grading software

Leia também:

visão geral dos novos recursos do Flame 2021 no blog da Autodesk

lista completa dos novos recursos do Flame 2021 na documentação online