Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma videoaula com muitas dicas de Modelagem 3D e Computação Gráfica.

O Design de Produtos é uma das profissões mais presentes no Mundo. Tudo a sua volta passou pelas mãos de um ou mais Designers de Produtos.

Com a garrafa de bebida da marca mundialmente conhecida não foi diferente. Embora tenha sofrido alterações no passar dos anos, a garrafa, ainda mantém traços das primeiros designs.

Hoje vamos abordar a modelagem da garrafa de vidro da fabricante de bebidas Coca-Cola. Com uma breve viajem ao passado, analisaremos as primeiras patentes da garrafa para definir como será a modelagem deste item.

Vale lembrar que em outras oportunidades aprendemos a modelar a tampinha usada como lacre deste mesmo modelo de garrafa.

Se ainda não assistiu, recomendamos que veja Modelar Lacre de Garrafa Tampinha de Metal 3ds Max e a parte de texturização em Mapear e Texturizar Lacre 3ds Max (Tampa de Garrafa).

Preparando as referências

Para criarmos este objeto como maior precisão, separamos algumas referências para analisarmos os detalhes e características do modelo.

Estudo das referências de garrafas da Coca-Cola

Junto às referências de imagens, temos um projeto de patente antigo. Também separamos algumas imagens comparativas deste produto em fotografias reais e produtos 3D.

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Compreendendo a topologia

Esta garrafa possui uma base primitiva de 10 (Dez) lados sendo que cada lados possui uma elevação (Exceto na área do rótulo).

Veremos isso bem claramente quando visualizarmos os projetos de patenteação.

Projetos de patentes da garrafa de vidro

A primeira coisa que faremos é criar uma linha de contorno através dos Shapes > lines e assim definir o primeiro esboço da garrafa.

Modelando o contorno esquerdo da garrafa com Shape Line

Logo após, aplicamos o modificador Lathe transformando o shape Spline em uma geometria.

Nas propriedades do modificador Lathe podemos alterar a quantidade de divisões da superfície 3D.

Aplicando modificador lathe a linha (line)

Após editar a superfície do Lathe, centralizamos o eixo com o botão Center to Object.

Em seguida convertemos o objeto em editável para trabalharmos sobre a superfície fazendo os vincos acima e abaixo da região do rótulo.

Como os vincos ocorrem em torno do modelo, podemos realizar as alterações somente em um lado e depois replicar com a ferramenta Array.

Com este lado separado aplicamos um bevel para criar as elevações em torno do recipiente.

Aplicando vincos a superfície através da ferramenta bevel

Estas elevação deve ser trabalhadas de tal maneira que fiquem suaves nas extremidades (Em cima e embaixo) até sumirem totalmente.

Suavização dos vincos da base

O último passo é criar a boca da garrafa e aplicar um modificador Shell para duplicar a malha criando assim, um efeito de espessura do vidro.

Modelagem da boca/bico da garrafa de vidro

Durante as explicações finais criamos um assunto extra. Através da ferramenta de recorte (ProCutter), dividimos o objeto em duas partes simulando uma garrafa quebrada.

Fragmentando objetos 3D – Garrafa de Coca-Cola quebrada

Para fazer este mesmo efeito de fragmentação, assista a nossa videoaula Como Fragmentar Qualquer Objeto 3D no 3ds Max.

Agora chegou sua vez! Use a criatividade e aplique o que aprendeu em outros modelos e treine bastante.

Estamos muito contentes em compartilhar nosso conhecimento com você e ficamos ainda mais felizes quando vemos que nossos alunos e alunas estão aprendendo e evoluindo.

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E aproveita pra dizer pra gente quais assuntos você gostaria de ver por aqui no Gfx Total?! Um forte abraço e bons estudos =D

Como Modelar uma Garrafa de Vidro no 3ds Max?