Como modelar cérebro 3D no 3ds Max
Olá a todos…
Sejam muito bem vindos a mais uma videoaula especial aqui do site Gfx Total.
Hoje vamos falar sobre modelagem orgânica e aproveitar para aprender mais sobre retopologia e modelagem livre.
Para isso vamos usar a aba freeform que possui centenas de funcionalidades e está disponível no painel Graphite Modeling.
Já falamos sobre esta ferramenta em outras oportunidades.
Caso se interesse em saber mais, acesse a videoaula demonstração do curso Design de Produtos – Calçado Feminino (Ferramenta Freeform 3Ds Max) – clique aqui
O QUE VAMOS CRIAR?
O desafio da vez será a modelagem de um cérebro humano com todas as características deste órgão.
Separamos algumas referências básicas mas, recomendamos que estude bem o modelo antes de criá-lo pois trata-se de um objeto bastante complexo.
COMO FUNCIONARÁ ESTA MODELAGEM???
Para início de trabalho, devemos ter em mente que a modelagem manual (no sentido de puxar edge por edge) seria muito difícil ou melhor, praticamente impossível.
Isso porque seria necessário criarmos muitos polígonos para que o modelo fique com boa resolução e além dos detalhes que existem no órgão real.
Por este motivo adotamos um técnica de modelagem que consiste em criar uma nova topologia a partir de um base mesh.
Desta forma, podemos criar uma base no formato do modelo para, em seguida, criar uma retopologia sobre esta base.
RETOPOLOGIA
A retopologia nada mais é do que o processo de se recriar uma nova malha que seja mais suscetível a alterações como, por exemplo: Enrijecimento de cantos ou seleção de edgeloops.
Para criarmos uma retopologia do cérebro com maior facilidade, podemos usar os recursos polydraw e paint deform disponíveis na aba FreeForm do painel Graphite Modeling.
Nesta aba, entre as dezenas de funcionalidades e configurações, destacamos o recurso SHIFT (movimentação) do Paint deform e o Strips do Polydraw.
Este segundo basicamente, “desenha” a topologia a partir de pinceladas sobre uma superfície.
Embora sejam muitos nomes complicados (FreeForm–Strips–SHIFT-polydraw-paint deform), você verá que o uso e aplicação destas ferramentas é bem simples.
Basta prestar atenção nas explicações mostradas durante a videoaula que tudo fará sentido.
FINALIZAÇÃO
Após criarmos toda a malha, devemos voltar no modelo para refinarmos os detalhes.
Isso significa que faremos ajustes para que o resultado melhore ainda mais.
Estes ajustes podem ser do tipo:
- Movimentações de posição
- Refinamentos da superfície para adição de detalhes
- Busca pela proporção comparando o modelo com a referência dentre outras possíveis melhorias.
Só mais uma coisa antes de estudarmos esta aula!
Estamos muito contentes em compartilhar nosso conhecimento com vocês e ficamos ainda mais felizes quando vemos que nossos alunos e alunas estão aprendendo e evoluindo.
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Assista agora a videoaula para aperfeiçoar e aproveita pra dizer pra gente quais assuntos você gostaria de ver por aqui no Gfx Total?! Um forte abraço e bons estudos =D