Como Manipular objetos 3D a partir dos vértices no 3ds max?
Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais um artigo especial aqui do site Gfx Total.
Atendendo a mais um pedido dos leitores hoje vamos realizar o processo de Rigging de uma Almofada.
Quem solicitou este artigo foi nossa amiga Angela Cristina de Rio Claro – SP
Neste tutorial de Autodesk 3ds Max vamos aprender a como manipular superfícies através dos vértices ou qualquer outro elemento dos subobjetos de um objeto 3D (objeto Mesh, Helper ou Spline).
Veja uma simples animação com apenas 5 pontos. Claro que poderia ser muito melhor, mas para uma prévia do artigo criamos a animação apenas com os controladores que foram mostrados.
Para que serve isso?
A manipulação de objetos através dos “subobjects” como (Vertex, Edge, Polígons, Element) pode ser usada na modificação de superfícies para gerar deformações.
Estas deformações são usadas em diversas aplicações. Neste artigo vamos abordar este recurso aplicado a animação de uma almofada 3D.
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Como manipular superfícies de objetos 3D?
Conforme mencionado anteriormente, vamos aplicar os manipuladores a uma almofada simples. Uma vez configurados os manipuladores, podemos realizar a animação com muita facilidade.
O primeiro passo é criar um box simples. Convertemos este box como editPoly e adicionamos algumas divisões a superfície do box.
O interessante é segmentar a malha do objeto de maneira que se pareça com uma almofada.