Como criar pirulitos 3D no 3ds Max
Olá a todos, sejam bem vindos a mais um tutorial de Computação Gráfica aqui do site GFX Total.
Neste artigo vamos aprender a modelar, mapear, configurar materiais e finalmente renderizar pirulitos 3D no 3ds Max.
Esta modelagem é de nível iniciante e pode ser acompanhada por qualquer pessoa que esteja aprendendo a manusear o 3Ds Max.
Porém, iremos um pouco mais longe para falar sobre mapeamento de primitivas, configuração de sub materiais como o bump e o Displace além da renderização através de iluminação por HDRI.
Para modelar a parte superior do pirulito vamos recorrer aos shapes/lines.
Os shapes facilitam a modelagem pois é possível fazer apenas o contorno e usar o modificador Lathe e gerar um efeito de 360º na linha. Este efeito resulta no objeto no formato desejado.
Em seguida adicionamos o palito ao doce. Não é necessário modela-lo pois temos dentro das primitivas o objeto cilíndrico”Cylinder“.
A configuração do material será realizada no mental Ray através do material especial Arch & Design.
Entre as configurações de transparência, cor e reflexo chegamos ao resultado abaixo. Um material similar ao caramelo, semitransparente e reflexivo.
O próximo passo é adicionar o efeito de ruído “noise” na superfície do modelo. Nesta etapa usamos o canal bump e displace para gerar as imperfeições na malha causando o efeito de disformidade.
Render com Noise e Displace
Por fim, preparamos o cenário com uma iluminação global Skylight projetando um HDRI para renderizar o modelo e seus detalhes.
Após o tutorial, criamos um doce coberto por uma embalagem branca com bolinhas vermelhas.
Este terceiro modelo foi criado apenas para compor a cena.
Para criar esta embalagem usamos a ferramenta Loft e em seguida mapeamos para posterior adição do material GradientRamp em formato espiral (bolinhas).
Espero que seja mais um estudo a somar nos conhecimentos de nossos leitores. Um forte abraço a todos e bons estudos…
VEJA RESULTADO FINAL
Aproveitem a aula. Um forte abraço e bons estudos…
Inscreva-se no canal do Youtube e curta nossa fanpage no Facebook.com
2 Comentários
Daniel boa noite. Conclui muitíssimo bem, com esta excelente lição de configuração no Mental Ray, muito bem trabalhada nos maps – de um modo geral. Logo que lhe for possível, seria legal você fazer um tuto específico sobre Precedural Maps, junto com outros importantes maps. Mais um tutorial com grande alcance didático. SUPER PARABÉNS! Abração fraterno, Marcelo Baglione
Obrigado Baglione, vou providenciar mais assuntos relacionados a mapas procedurais. Um forte abraço e bons estudos…