😍🎅 Como Criar Gorro 3D com 3ds Max, Hair-And-Fur e Vray
Olá a todos. Sejam muito bem-vindos a mais uma videoaula de Computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total. Chegamos a mais um dezembro e para já entrarmos no clima de natal vamos aprender a modelar um gorro vermelho de papai Noel usando o programa da Autodesk 3ds Max .
Além da modelagem também veremos assuntos como Mapeamento UV, Materiais, iluminação, Criação de pelos com o modificador Hair and Fur além da renderização com o plugin Vray.
Modelagem
A princípio vamos aprender a modelar um Gorro de Papai Noel com base lowpoly. Isso significa que teremos um modelo com baixa quantidade de faces.
O maior benefício do modelo Lowpoly é a facilidade de trabalhar com as etapas seguintes a exemplo do mapeamento.
Do mesmo modo observamos neste gorro algumas formas geométricas simples incluindo um cilindro, um cone e uma esfera.
Portanto, temos um objeto de rápida e fácil modelagem no sentido de criação 3D. Confira o exemplo abaixo:
Para este estudo selecionamos algumas imagens de referências disponíveis na internet. Caso queira usar os mesmos arquivos, faça o download clicando no botão abaixo:
Mapeamento e Materiais
Após criarmos as formas básicas 3D (basemesh) devemos seguir para a próxima etapa que consiste em mapear a superfície e aplicar os materiais com base nas referências reais.
Por isso sempre ressaltamos a importância de observar as referências não somente para modelagem mas também para compreender e recriar os materiais mais próximos da realidade.
O mapeamento é de extrema importância pois separa as áreas através das UVs. Desta forma podemos aplicar cores e texturas nas superfícies dos modelos 3D de maneira controlada e intuitiva.
Assim como na modelagem, trataremos de materiais simples começando pelo material do tecido branco. Este se encontra no aro na base do gorro e possui pelos de média espessura.
Logo acima também temos outro tipo de tecido vermelho que é semelhante ao cetim e possui formato cônico.
Por fim, aplicaremos o material branco na bolinha peluda. Será o mesmo material que usamos no aro peludo, porém esta bolinha terá pelos menores se comparados aos pelos do aro.
Iluminação
A seguir veremos como criar uma iluminação base para este produto 3D. A princípio não queremos nada sofisticado portanto criamos apenas uma espécie de fundo infinito de cor clara.
Para iluminar o objeto colocamos apenas dois pontos de luzes sendo uma luz de ambiente posicionada logo acima e um luz de contorno e contraste posicionada ao lado.
Este fundo irá auxiliar na iluminação pois ocorrem os rebatimentos de luz (bounces) deixando a iluminação mais homogênea com sombras suaves.
Para obtermos melhores resultados de iluminação faremos algumas renderizações de teste comparando a posição e intensidade das luzes.
Pelos com Hair and Fur
Finalmente chegamos na etapa de criação dos fios e pelos. Para isso usaremos o modificador Hair and Fur que é um sistema nativo do 3ds Max.
Nesta etapa veremos como criar, editar, restaurar as configurações e modificar as propriedades deste sistema de pelos disponível no Autodesk 3ds Max.
O Hair and Fur possui algumas opções avançadas e é muito eficiente se configurado da maneira correta.
OBS: O Vray e outros plugins possuem seus próprios sistemas de geração de pelos e fios chamado “Vray Fur” mas veremos como criar com o modificador Hair and Fur justamente para que usuários de outros renderizadores possam acompanhar este estudo.
“Se você deseja aprender a criar pelos também com VRay Fur fale conosco através do campo de comentários no final desta página.”
Em conclusão, este estudo está completo pois aborda todas as etapas e está recheado de dicas e técnicas que serão melhor compreendidas durante as videoaulas. Portanto aproveite o conteúdo e se gostou, curta e compartilhe isso nas suas redes sociais. No mais, um forte abraço e bons estudos…
2 Comentários
Ótimas vídeo aulas gfx total é 10
Obrigado Mesquita! 😁👍 Um forte abraço e bons estudos.