Como Criar folhas e galhos de árvores no 3ds Max
Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma aula especial de computação gráfica 3D aqui do site Gfx Total.
Nesta aula vamos dar prosseguimento aos artigos anteriores onde aprendemos a criar troncos e galhos através da modelagem e também falamos sobre o mapeamento e texturização.
Se ainda não viu, confira as aulas nos links abaixo:
Como modelar troncos e galhos de árvores no 3ds Max |
Como Mapear e Texturizar troncos e galhos de árvores no 3ds… |
Agora que você já sabe modelar e mapear, vamos continuar no desenvolvimento dos galhos menores e distribuição das folhas.
Para criarmos os galhos mais finos vamos usar técnicas semelhantes das quais aplicamos nas aulas anteriores.
Criando folhas 3D
No caso das folhas, priorizamos o uso de imagens simples aplicadas a planes e recortes criados com alphas (Imagens em preto e branco).
Para darmos um leve toque de realismo, aplicamos uma pequena torção nas folhas além de randomizar o tamanho conforme adicionamos as pontas mais finas dos galhos.
Select and Place Align
Quanto as técnicas, vamos apresentar o Select and place. Uma ferramenta que basicamente alinha objetos a outras superfícies 3D.
Isso ajuda muito na modelagem pois não necessita de ficar ajustando o gizmo 3D nos eixos X,Y e Z até encontrar a posição desejada.
RESULTADO FINAL
Embora tenhamos resumido, assista ao vídeo pois lá você verá muitas dicas e atalhos para melhorar o seu fluxo de modelagem 3D.