Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais uma videoaula de Design e Computação Gráfica aqui do site Gfx Total.

Hoje nós vamos falar sobre modelagem orgânica envolvendo um efeito que ocorre em líquidos.

Estamos falando do efeito respingos quando um objeto sólido colide com superfícies líquidas (água, tinta, melado, graxa, etc).

Para este estudo separamos duas imagens de referência das quais iremos observar alguns detalhes importantes comportamento.

Após analisar estas imagens de referência, passamos para a parte prática.

Para começar, criamos um simples cilindro e extraímos a parte superior. Vamos usar esta parte para criar a superfície do modelo de respingos.

Esta superfície terá pequenas ondulações, pois em casos reais, após o contato do objeto sólido com o líquido, são formadas pequenas ondulações em torno da área de contato.

Em seguida podemos iniciar a modelagem da coroa de respingos. Neste momento a modelagem se torna mais técnica pois devemos recortar as bordas de forma que o resultado se assemelhe com as pontas de uma coroa.

Juntamente com a coroa de respingos, criamos as partículas de água. Estas podem ser criadas com pequenos box’s subdivididos e de tamanhos aleatórios.

A seguir juntamos a coroa, os respingos e a base ondulada para podemos aplicar o modificador Shell. Este modificador fará a parte de modelagem da espessura do líquido.

Para finalizar acionamos o renderizado V-Ray e configuramos dos materiais do objeto de colisão (teapot) e do líquido.

O objeto de colisão receberá um material similar a porcelana de cor vermelha. Para o líquido, criamos um material transparente com baixo IOR para gerar um efeito de água.

Para fechar o assunto criamos duas luzes do tipo portal para clarear e acentuar os reflexos dos objetos em cena.

Veja o resultado final na imagem abaixo:

Baixe os arquivos desta videoaula no link abaixo:

BOTÃO DOWNLOAD GFX TOTAL
Baixe os arquivos desta videoaula aqui
Atenção: Os links de download funcionam somente para usuários logados.

Estamos muito contentes em compartilhar nosso conhecimento com você e ficamos ainda mais felizes quando vemos que nossos alunos e alunas aprendendo bem.

Poste seu modelo final para receber nossa avaliação.

Use a hashtag #TutoriaisGfxTotal e mostre-nos um pouco de seu talento. Assista a videoaula e diga-nos o que você achou no campo comentários no final desta página. Um forte abraço e bons estudos.

Como Criar Efeito Respingos de Água sem Plugins 3ds Max e V-Ray