Como Animar Eixo Virabrequim no 3ds Max
Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais um artigo onde vamos falar sobre animação através de configuração de eixos e processos de link constante (Constraint Link’s).
Animar um eixo virabrequim não é uma tarefa muito fácil. Isso porque temos vários eixos móveis que se movimentam a partir de outro eixo.
Isso significa que temos o trabalho de organizar “com muita atenção” os eixos de cada peça para, em seguida, juntar através da ferramenta link Constraint.
Para compreendermos melhor a aplicação de link Constraint além das configurações de eixos, faremos o breve estudos sobre utilizando um modelo simples.
Uma vez compreendido o processo de linkagem, podemos aplicar este recurso de animação a modelos mais elaborados.
A animação do eixo virabrequim pode ser usada em outros tipos de eixos com pedal de bicicleta, roda de locomotivas, Máquinas de costura, etc.
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1º Passo – Modelagem de peça simples para estudo
Para estudarmos este tipo de animação, será necessários termos um modelo básico de eixo virabrequim juntamente com as demais peças (biela e pistão).
Para modelarmos a biela, criamos uma simples primitiva de tubo (tube) e reduzimos a quantidade de seguimentos para manusear/editar o modelo com mais facilidade.
Após criar o tubo, clonamos arrastando para baixo com o botão SHIFT pressionado, ou simples CTRL+V.