Animar e Deformar Objetos 3D com Spaces Warps 3ds Max
Olá a todos. Sejam muito bem vindos a mais um artigo de Computação Gráfica 3D aqui do site Gfx Total.
Nesta aula vamos aprender mais sobre animação 3D. Como estudo faremos a animação de objetos incluindo deformações.
Quando surge a necessidade de criar animações 3D com deformações é necessário ter conhecimento em algumas ferramentas importantes.
Por isso vamos te apresentar os deformadores Space Warps que são deformadores especiais para atuar em objetos com movimento.
Imagine que precisará fazer a animação de um objeto encaixando em outro. Até aí tudo bem!
O problema surge quando precisamos encaixar um objeto que seja maior que a cavidade de encaixe.
Veja o exemplo dos personagens Tom e Jerry para entender melhor a aplicação.
Abaixo temos o personagem Tom (gato) perseguindo o Jerry (rato) quando no quadro seguinte o gato se espreme e entra dentro da pequena toca do rato. Fisicamente falando, isso seria impossível. Mas como trata-se de um desenho lúdico a parte da física pode ser ignorada.
Em outro exemplo temos o rato fugindo do gato. O rato entre dentro da mangueira de borracha fazendo com que a mangueira se estique. Neste caso não é o personagem, mas a mangueira (objeto) quem recebe a deformação.
Nos dois casos podemos aplicar os Spaces Warps para deformar os objetos 3D. Acompanhe o passo-a-passo no vídeo abaixo.
Aprendeu alguma novidade? Deixe seu comentário no final desta página dizendo o que achou desta aula e bons estudos….
Animar e Deformar Objetos 3D com Spaces Warps 3ds Max
Está começando agora e quer aprender mais sobre animação? Clique aqui!